O primeiro passo para vencer essa dificuldade é manter o hábito da leitura. Leia tudo o que você puder! ... O hábito da leitura vai, a cada dia, preparando você para escrita. Pode ser que você não perceba, mas seu cérebro vai internalizando palavras, frases e expressões que te ajudarão a escrever com mais fluidez.
Ocorre, pois, uma descaracterização do texto como elemento comunicativo, pois o aluno não sabe por que leu, desconhece quem escreveu, não tem ideia da finalidade da leitura e não percebe sua importância como coautor do texto, ou seja, inexiste a interação texto-leitor imprescindível para o entendimento da mensagem.
Como incentivar seu filho a gostar de ler
Por exemplo: gibis como forma de leitura e entretenimento; Trabalhar na análise e decomposição de frases, escolhendo palavras e segmentando-as em sílabas e fonemas, intervindo na memória, passando de memorização à memória de longo prazo.
Rodas e discussões de leitura também são outro excelente método de incentivo. Um método ainda não muito explorado pelos professores é passar filmes que tenham o enredo baseado em livros e propor a leitura do livro que inspirou o filme para então realizar atividades sobre o assunto.