A NCG (necessidade de capital de giro) é muito mais critica no Brasil do que em outros países pelos altos juros de credito bancário a curto prazo, que são cobrados para financiar o efeito tesoura.
Ativo Circulante Operacional ou Cíclico é aquele que se origina basicamente das operações de compra, venda, produção e estocagem. Já os Passivos Circulantes são: Contas a Pagar, Financiamentos Bancários, Impostos a Pagar, Salários a Pagar e outros passivos de Curto Prazo.
A fórmula para o cálculo é simples. Para calcular o Capital de Giro líquido (CGL), basta somar os Ativos Circulantes (Investimentos) e reduzir os Passivos Circulantes (Fonte de Recursos). “AC ” é o ativo circulante e “PC” corresponde ao passivo circulante.
Existe ainda outra fórmula mais simples, que utiliza apenas o valores de contas a receber somados ao valor total do estoque, e diminui desse valor as contas que a sua empresa tem a pagar. Veja: NCG = Contas a Receber + Estoque – Contas a pagar.
Nesse caso, se você quiser calcular a Necessidade de Capital de Giro – NCG, você deve aplicar a seguinte fórmula:
Como calcular a Necessidade de Capital de Giro (NCG) de uma empresa. A Necessidade de Capital de Giro (NCG) é o valor mínimo que uma empresa precisa ter de dinheiro em seu caixa para garantir que sua operação (compra, produção e venda de produtos ou serviços) não pare por falta de recursos.
Conheça quais são as 6 estratégias capazes de fazer você diminuir a sua necessidade de capital de giro:
Entre os fatores que reduzem o capital de giro, citamos a redução das vendas, o aumento dos custos operacionais, aumento de despesas e o crescimento da inadimplência.
O passo inicial é manter um controle rígido do fluxo de caixa e definir valores de contas a pagar e receber nos próximos meses. Essa é uma etapa essencial para definir o capital de giro necessário para contornar os efeitos da crise, e saber quanto a empresa tem disponível em caixa para arcar com seus compromissos.
Todos os ativos de uma empresa são financiados por recursos (fontes) representados no passivo. ... Quando o valor do ativo circulante é menor que o do passivo circulante, significa que a empresa possui capital de giro liquido negativo.
O capital de giro é a diferença entre os recursos disponíveis em caixa e a soma das despesas e contas a pagar.
O capital de giro positivo geralmente indica que uma empresa é capaz de saldar seus passivos de curto prazo quase imediatamente. O capital de giro negativo geralmente indica que uma empresa não pode fazê-lo.
Quando o valor do ativo circulante supera o do passivo circulante, significa que a empresa possui um capital de giro positivo.
Assim, a regra geral para analisá-los é a seguinte: índice de liquidez maior que 1: situação favorável; índice de liquidez igual a 1: ativo e passivo se equiparam, situação de equilíbrio; índice de liquidez menor que 1: endividamento, pois a empresa não consegue quitar suas dívidas de imediato.