A Tensão Pré Menstrual, conhecida como TPM, são alguns sintomas psicológicos e físicos que aparecem no período anterior, cerca de uma ou duas semanas, à menstruação. A duração dela varia de mulher para mulher, podendo desaparecer logo no primeiro dia do fluxo menstrual ou durar até o fim dele.
O tempo de duração da TPM varia de 7 a 10 dias antes da menstruação, e segue até o fim dela. 5. Se a mulher apresentar sintomas de TPM frequentemente após o término, é recomendado buscas ajuda de um profissional, porque possivelmente é um problema mais sério.
Para algumas mulheres, fazer mais xixi é uma característica do período pré-menstrual, portanto o sintoma pode não ser tão claro. Uma boa indicação é começar a precisar levantar para fazer xixi à noite, se antes isso nunca tinha acontecido.
Para a maioria das mulheres, o ganho de peso durante a menstruação é apenas temporário. Manter um estilo de vida e dieta saudáveis em geral impedirá que esse aumento na balança se torne permanente.
Por isso, é bacana se pesar sempre pela manhã, quando você ficou um longo tempo em jejum, os alimentos foram processados, os rins eliminaram as eventuais retenções de líquido e não existe peso extra para influenciar na balança.
Embora ela aponte que se você acordar durante a noite para fazer xixi, não reterá tanta água. Aliás, subir na balança após seu exercício matinal pode resultar em um peso menor também, graças ao suor. Mas não significa mudança na gordura corporal.
Essa variação de peso pode ocorrer por diversas razões: acúmulo de glicogênio muscular, retenção de líquidos, intestino preso, variação normal do dia e até envolver o período menstrual.
O ganho de peso acontece de forma rápida e inesperada principalmente quando está relacionado alterações hormonais, estresse, uso de medicamentos, ou menopausa por exemplo, em que pode haver diminuição do metabolismo e aumento do acúmulo de gordura.
É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses. Se a pessoa estiver com pouca massa muscular, também pode acontecer isso, estendendo-se por até seis meses. Ainda assim, não deve ser preocupante porque é suposto que aconteça.