Já vimos aqui no dicionário direito sobre balança da justiça, letra da lei, juízo de valor. Hoje veremos o significado da deusa da justiça.
A lenda da deusa diz que ela iria guardar sua virgindade, porém Zeus não deixou. Como resultado disso, eles tiveram três filhas: Equidade, Lei e Paz. Ademais, Horas e Parcas também são consideradas suas filhas.
Na mitologia grega, Têmis é a personificação das leis divinas, reconhecida pelo Costume e pela Lei. Em contraste à justiça, leis e decretos humanos. Contudo, é vista como a deusa guardiã dos juramentos dos homens e das suas regras. Era comum ser mencionada durante os juramentos dos magistrados.
Não obstante, Zeus atribuía à deusa as missões mais difíceis, já que era denominada a deusa da Justiça. Novamente, em relação aos oráculos, Têmis também emitia profecias aos deuses, além dos homens.
A beleza e o poder da dignidade também eram atributos reconhecidos em Têmis. Ainda, quanto a atração física, há o mito de que Zeus a perseguia. Além disso, a deusa tinha no Olimpo uma divergência com Ares, o Deus da Guerra, que tinha apreço por violência e sede de sangue. Em contrapartida, Têmis tinha ações de ordem ambiental, já que entendia que a guerra reduziria a população.
Era comum, em lugares como Corinto e Atenas, que se invocasse essa deusa para estabelecer a ordem diante de situações de conflito. Os gregos antigos acreditavam que Themis era a encarregada de tratar de assuntos comuns dos homens.
Com o tempo, ela começou a aparecer com os olhos vendados. Não para significar que justiça é cega, mas para frisar que trata a todos com igualdade. A balança simboliza o equilíbrio. A espada, a punição de quem desrespeita a lei.
Essa estátua possui poucas das características da deusa original. Ela também possui os olhos vendados, tal como a deusa grega da justiça, contudo, ela é representada pela figura de uma mulher sentada e com uma espada em seu colo, não tendo uma balança em uma das mãos como a deusa Themis.
Na mitologia grega,Têmis é filha de Urano e de Gaia, sendo entregue a Nix, deusa da noite, para criação. A ideia de Gaia, basicamente, era proteger Têmis de Urano. A partir disso, semelhanças entre as deusas foram evidentes, Têmis, a deusa da justiça, e Nêmesis, a deusa da retribuição.
Têmis ou Themis é a deusa da justiça da Grécia, sendo vista por muitos como a personificação da própria Justiça, aquela que mantém a lei e a ordem entre os homens. Posto a isso, ela é usada como símbolo no Direito.
Ainda com os símbolos de pratos iguais da balança, que traduzem que não há diferenças entre os homens em relação ao julgamento de erros e acertos. Têmis ainda traz as tábuas da lei que representam ordem, união, vida e princípios sociais e individuais.
Justiça é a particularidade do que é justo e correto, como o respeito à igualdade de todos os cidadãos, por exemplo. Etimologicamente, este é um termo que vem do latim justitia. É o principio básico que mantém a ordem social através da preservação dos direitos em sua forma legal.
Imagens: Efivest Veja Dez Mil Nomes
Entenda por quê. Os romanos homenageavam suas divindades dedicando um dia da semana para cada, na seguinte sequência: Lua (segunda-feira), Marte (terça-feira), Mercúrio (quarta-feira), Júpiter (quinta-feira) e Vênus (sexta-feira). Em línguas germânicas, como o inglês e o alemão, são utilizados os deuses nórdicos.
Também sobre a balança, cabe ainda dizer que ela serve para demonstrar a equivalência entre a pena e o crime. Esse é um elemento tão essencial que alguns até mesmo chamam a deusa da justiça de a deusa da balança.
Thêmis, a deusa da justiça. A Deusa da Justiça (Thêmis) tem sua origem na mitologia grega. Ela é descrita como “de bom conselho”, e é a personificação da ordem, da lei e protetora dos oprimidos. Costumava se sentar ao lado do trono de Zeus para aconselhá-lo.
Lunes (Segunda-feira) é uma homenagem à lua, Martes (Terça-feira) é uma homegam ao deus Marte, Miércoles (Quarta-feira) é uma homenagem ao deus Mercúrio, Jueves (Quinta-feira) é uma homenagem ao deus Júpiter, Viernes (Sexta-feira) é uma homenagem à deusa Vênus, enquanto Sábado vem do hebraico shabbat, que era o dia do ...
Pela representatividade, ela possui três subsistências: deusa da ordem natural, deusa de profecia e deusa da ordem moral. Além disso ela foi inventora das artes e administrava sobre as relações adequadas entre homem e mulher, ou seja, a base da família. Ela também presidia sobre juízes que também eram chamados de themistopóloi (servos de Thêmis).
A escultura representa o poder judiciário como uma mulher com os olhos vendados e espada; os olhos vendados representam a imparcialidade da justiça e a espada representa a força, a coragem, a ordem e a regra necessárias para impor o direito.
O símbolo da COBRA está associado, no aspecto positivo, à sabedoria, à ascensão e à força espiritual. No aspecto negativo, está relacionado com traição e falsidade. Conheça os vários significados e simbologias deste animal misterioso, que nos causa medo, pavor, mas também muita admiração e respeito.
Entre os mais conhecidos, está a ideia de renovação e renascimento, em referência à troca de pele desses animais. Além disso, a tattoo de cobra também representa a coragem, a força vital e o espírito aventureiro. ... Sendo assim, é uma ótima ideia de tatuagem para quem é desse signo!
O olhar da serpente que se volta para baixo, na narrativa do mito, significa o estabelecimento de um vínculo que jamais será rompido, mesmo depois da morte.
Significado de Cobra [Figurado] Pessoa astuciosa e de má índole. Virar cobra, enfurecer-se. Dizer (de alguém) cobras e lagartos, falar muito mal a respeito de alguém, dirigir a alguém palavras ásperas ou injuriosas.
A palavra "cobra" utilizada na expressão, não se refere ao animal, e sim uma pessoa traiçoeira, de má índole ou uma pessoa q não é confiável.
Não existe um substantivo coletivo específico para cobra. Na verdade, existem poucos substantivos coletivos específicos. Na falta de um substantivo coletivo específico é recomendado o uso de um substantivo coletivo genérico, ou seja, não específico, que se possa adequar.
SubstantivoEditar
Jumento; designação comum do mamífero que, pertencente ao gênero Equus asinus, se assemelha ao cavalo, possuindo um tamanho menor e orelhas bem mais longas.
donkey s (plural: donkeys)