A physalis tem uma função antioxidante de dar inveja à qualquer outra fruta parecida. Muito rica em substâncias capazes de ajudar nesse sentido, ela protege o corpo e faz com que as células combatam os radicais livres, sendo capaz de prevenir uma série de doenças, como hepatites, por exemplo.
Pequena, redonda e de cor verde, amarela, laranja ou vermelha, nasce em arbusto de caule ereto e ramificado - que pode atingir até 2,5 metros de altura quando tutorado. Em seu desenvolvimento, a physalis fica dentro de um casulo feito de folha fina e em formato de cálice.
Physalis, também conhecida por fisális, camapu, tomate-capucho, camaru, bucho-de-rã, joá-de-capote e até golden berry, é uma fruta pequena, envolta em uma casca fina das folhas transparentes e bastante usada em doces finos para festas, como casamentos e aniversários.
Camapu é uma planta medicinal que serve para tratar doenças neurodegenerativas, diminuir o colesterol e fortalecer a imunidade. Conhecido também como bucho-de-rã, juá-de-capote, canapum, camapum, tomate-lagartixa, bate-testa, saco-de-bode e fisális, o camapu (Physalis angulata) é considerado um tipo de planta medicinal ...
O chá de camapu é feito com as folhas de uma fruta pequena, redonda e amarela. Ela é fechada dentro de uma casca que se torna como papel na mutação....Receita de chá de camapu
Significado de Canapu substantivo masculino [Ictiologia] Nome pelo qual se conhece o mero, na Bahia. [Botânica] O mesmo que timbó-do-rio-de-janeiro.
O chá da raiz é diurético, sudorífero, contra icterícia, antirreumático, hepatoprotetor e anti-inflamatório. Usam o chá das folhas para a inflamação da bexiga e do fígado [4].
A erva-botão é excelente para quem deseja controlar os níveis de colesterol e triglicerídeos. Uma pesquisa realizada na Coreia revelou que esta planta conseguiu reduzir até 20% a taxa de triglicerídeos e entre 10 e 13,5% a de colesterol total durante testes feitos com animais.
Segundo a nutricionista Luiza Christmann, seis physalis possuem o mesmo valor nutricional de uma laranja. “Podemos consumir em média 200 gramas por dia, isso equivale 12 frutinhas.”
Karin indica o consumo da golden berry em sucos, em vitaminas, nos preparos em geral. A nutricionista destaca a physalis como ótima opção para os lanches do fim da tarde, pois o corpo já está mais cansado e, além disso, evita a compulsão de comer à noite. A fruta pode ser encontrada na forma fresca ou seca.
R: Toda fruta in natura deve ser consumida rapidamente. Em média a Physalis orgânica dura até 30 dias ou mais sem problemas em ambiente seco e fresco. A Physalis pode ser congelada retirando a palha protetora e assim conserva as suas propriedades por um ano.
Siga algumas dicas fáceis para cultivar physalis:
1- Physalis angulata L. e Physalis peruviana L. podem ser armazenadas com cálice a 2±1 ºC e UR 90±5% por até 90 dias.
A semeadura de fisális realizada no início do mês de setembro resultou em plantas com maior crescimento vegetativo e número de frutos, bem como com características de crescimento e de produção semelhantes às principais regiões de cultivo.
Coloque a physalis em um pequeno recipiente e, usando um pilão ou uma colher de pau, amasse-a delicadamente para começar a separar as sementes da polpa.
O quilo do produto é comercializado entre R$ 10 e R$ 35 (os preços variam se a fruta é fresca, congelada para atacado ou varejo), podendo ser mais caro, o que depende da região.
O tamanho e o tipo de estacas afeta a propagação assexuada de fisális. Estacas de 15 cm são apropriadas para a produção de mudas de fisális. A Physalis peruviana apresenta melhores resultados no enraizamento que as demais espécies.
Molhe o solo o substrato antes de plantar as sementes, para evitar que a água de chuva ou de irrigação enterre as sementes. Manter o solo uniformemente úmido até a germinação, que é rápida. As mudas emergentes são sensíveis a geada; portanto, se sua área tem geadas, plante depois do perigo das mesmas.
É um tipo de fibra que ajuda no controle do apetite, fazendo com que nosso corpo tenha diminuição da absorção de gorduras e colesterol. Tem sido usada há anos como um laxante eficaz e seguro, pois é rico em fibras e mucilagem. As fibras são importantes para uma boa saúde do nosso intestino.
A Plantago ovata é uma planta medicinal, também conhecida por Psyllium, que pode ser utilizada para diversos problemas de saúde, como colesterol alto e prisão de ventre. A Plantago ovata cujo nome científico é Psyllium, pode ser comprada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias de manipulação.
Como plantar uma muda em 5 passos:
Para replantar apenas uma muda, retire o pedaço que deverá sem plantado em outro local. Isso precisa ser feito com muito cuidado, para não comprometer a planta por completo. Para garantir a drenagem, forre 1/3 do vaso ou a primeira camada do seu jardim com argila, cascalho ou britas.
Para o plantio são colocadas três mudas distanciadas 20 centímetros uma da outra, por cova. Retire as mudas dos saquinhos colocando-as na cova, em seguida chegue terra e faça uma leve compactação. Abra uma bacia em volta para irrigação e cubra o local com capim seco.
Siga os passos abaixo para produzir mudas por estacas de videiras sem porta-enxerto ou cavalo:
Apesar de a parreira não exigir muita adubação, é recomendada a colocação de adubo orgânico de boa qualidade (composto orgânico) em torno do pé de uva uma vez por ano, preferencialmente a partir da brotação.
Plante direto no vaso, ou no solo, mas sem afundar a semente. Algumas pessoas usam uma técnica de geminação que consite em deixar esta semente em um guardanapo úmido na geladeira por volta de 3 semanas, até germinar e depois planta no vaso ou no solo.
Por conta disso, uma videira recém-plantada demora uns quatro anos até que seus primeiros frutos possam ser colhidos para a produção de vinho. Antes de completar seis anos de vida, a vinha se estabiliza, e está pronta para produzir uvas cada vez mais saborosas.