Melancia Nessa missão, a melancia é uma boa aliada por ser rica em água e contribuir para a hidratação do organismo, uma vez que a diarreia causa desidratação.
Além disso, deve-se evitar alimentos que aumentam a formação de gases, como repolho, ovo, feijão, milho, ervilha e sobremesas ricas em açúcar, pois favorecem a diarreia e aumentam a dor abdominal.
Evitar alimentos integrais (pães, biscoitos, arroz, bolos, frutas laxantes e vegetais crus) pois são ricos em fibra e vão contribuir para a diarreia; Evitar temperos e condimentos; Caldos, molhos e extratos de carnes vermelhas (são ricos em purinas);
A banana, por exemplo, possui fibras que ajudam a estabelecer uma evacuação eficiente, além de potássio, um dos minerais perdidos durante a diarreia. Também possui prebióticos que ajudam a manter as bactérias boas no trato digestivo e intestinal.
Os alimentos devem ser consumidos em pequenas porções, e a ingestão de água é muito importante, assim como bebidas isotônicas para repor a perda de eletrólitos e de glicose. Estudos do Centro Médico Hershey da Universidade Penn State recomendam a dieta BRAT (banana, rice, applesauce and toast), em inglês.
Gatorade) e sucos de fruta não são as melhores opções, mas podem até ser usados nos casos de diarreia leve, com pouca ou nenhuma desidratação.
Para combater germes, aliviar dores e reequilibrar o pH intestinal, misture 1 copo de água filtrada com o suco fresco de 1 limão e 1 colher (chá) de amido de milho e beba em seguida.
Neste caso, frutas como romã, goiaba e maçã trazem propriedades que podem amenizar o problema. Além disso, se você não consegue sair do trono, a ingestão de sucos e água de coco é fundamental para manter o organismo hidratado. A romã, por exemplo, tem antioxidantes que colaboram para reforçar as defesas do organismo.
O suco de limão é um ótimo remédio natural para limpar as impurezas do intestino, eliminando também os micro-organismos responsáveis por infecções. Além disso, também permite regular mais facilmente o transito intestinal, aliviando vários sintomas como dor abdominal, cólicas, perda de apetite e a diarreia.
O suco de maçã para diarreia é um excelente remédio caseiro para este problema que provoca mal-estar, pois a maçã ajuda a acalmar e a melhorar o funcionamento dos intestinos, ajudando a aliviar as crises de diarreia.
Alguns sucos e chás podem ajudar a diminuir a quantidade de gases. Suco de agrião ou cenoura, bem concentrados, são boas opções para lidar com o problema, assim como chá de algumas ervas.
Os remédios caseiros para colite como suco de maçã, chá de gengibre ou chá verde, podem ajudar a aliviar os sintomas relacionados com a inflamação do intestino, como diarreia, dor abdominal ou gases, por exemplo, além de manter o corpo hidratado.