Considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo, o SUS beneficia cerca de 180 milhões de brasileiros e realiza por ano cerca de 2,8 bilhões de atendimentos, desde procedimentos ambulatoriais simples a atendimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos.
O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia do Departamento de Saúde da Família para reestruturar as informações da Atenção Primária em nível nacional.
Além da vacinação, o SUS garante a realização de procedimentos médicos de média e alta complexidade, como doação de sangue e leite humano (por meio de Bancos de Leite Humano), quimioterapia, transplante de órgãos, entre outros.
Conheça, a seguir, 6 tratamentos oferecidos pelo SUS:
Entre os medicamentos oferecidos, os mais conhecidos são: sinvastatina, timolol, budesonida, alendronato, carbidopa, metformina, glibenclamida, insulina, atenolol, captopril, losartana, propranolol, hidroclorotiazida e enalapril.
Já a rede própria do governo oferece 113 itens em 556 unidades. São medicamentos para hipertensão, asma, diabetes, colesterol, osteoporose, doença de Parkinson, além de contraceptivos. Na rede pública de saúde, o ministério ampliou a lista de medicamentos do SUS para 810 itens.
Para conseguir os remédios de alto ou baixo custo é necessário ter o Cartão Nacional de Saúde, que pode ser obtido em uma Unidade de Saúde da Prefeitura próxima à sua residência, levando cópias do CPF, RG, e comprovante de residência. O Cartão ainda acelera a marcação de consultas e os exames.
Para retirar produto é necessário apresentar RG, CPF e receita médica. As farmácias populares começaram a distribuir medicamentos para o tratamento de asma de graça. Para retirar os remédios é necessário que a pessoa apresente o RG, CPF e a receita médica em um estabelecimento conveniado ao programa do Governo Federal.
Para ter acesso gratuito aos medicamentos, basta que o usuário apresente o CPF, um documento com foto e a receita médica válida (validade de 120 dias) em qualquer um dos 15.
A pessoa nomeada como representante legal terá que apresentar na farmácia:
Fraldas Geriátricas foram incluídas no programa “Aqui tem Farmácia Popular” em 2010. Por este programa, é possível comprar este produto, de marcas pré-selecionadas, com desconto de até 90%. Basta apresentar CPF, documento com foto e indicação médica para a utilização do produto nas farmácias credenciadas.
Para ter direito aos descontos, os consumidores precisam se cadastrar nos programas de apoio à saúde mantidos por esses laboratórios. Não há critérios de renda, idade ou tipo de doença. A única exigência é a de receita médica. O procedimento de cadastro varia de laboratório para laboratório, mas a dinâmica é parecida.
Para se inscrever, envie um e-mail para [email protected]eurofarma.com.br, informando seu nome, universidade e telefone para contato.
Como funciona o Portal do PBM Para encontrar os medicamentos ou programas de desconto, basta seguir três passos: Acessar o Portal do PBM: portaldopbm.com.br; Digitar o nome do produto, código de barras, princípio ativo, fabricante ou o nome programa na barra de busca; Teclar “enter”.
Basta entrar diretamente no site do programa de apoio ou no site da empresa. Caso tenha dificuldade para encontrar o local para fazer o cadastro, o cliente pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório e se informar sobre como proceder para se cadastrar.
Então, é preciso buscar medicamentos baratos....
Na maioria dos casos, conseguir o desconto é simples. Basta se cadastrar no site do programa do laboratório de interesse (veja lista abaixo). Informações pessoais – como endereço e CPF –, receita médica e CRM do médico são solicitados a quem deseja se registrar.
2.
Ex: Se o paciente está na 10ª caixa, ou seja, com 30% de desconto e em sua próxima compra, levar 1 Caixa de Xarelto® 2,5mg com 60 CPR + 1 caixa de Xarelto®, 2,5mg com 30 CPR, em sua próxima compra, o paciente já estará na 11ª caixa com 35% de desconto.