Corte é a denominação dada à representação de um produto secionada por um ou mais planos virtuais (planos secantes). No corte se representa tudo o que está atrás do plano secante, sendo que as linhas que estavam invisíveis nas vistas ortogonais passam a ficar visíveis.
A representação de um desenho técnico em corte se caracteriza por imaginar o produto seccionado por um ou até mais de um plano de corte, onde se apaga uma das duas partes que esse plano intercepta.
Como fazer corte em planta baixa: passo a passo
Por exemplo, ao selecionar uma face para definir o plano de corte, o corte automático é ativado. Ao criar cortes com a opção Desenhar Seção do comando PLANOCORTE, o corte automático é desativado. O corte automático pode ser ativado ou desativado manualmente após a criação do objeto de corte.
Vá até o menu "Ferramentas" > "Plano de seção", conforme abaixo:
O processo é mais simples do que você pensa. Você deve clicar na ferramenta Estampar. Em seguida clique primeiro no retângulo e depois clique no terreno. Observe que o retângulo foi “estampado” no terreno e agora basta você mover o mouse para determinar a altura.
Na janela Barras de Ferramentas ative a opção Caixa de areia. Observe que foi incluída um novo painel com o nome de Caixa de areia. Aqui você encontra as ferramentas necessárias para converter as linhas em uma topografia. Para a criação do terreno vamos nos concentrar na primeira ferramenta, A partir de contornos.
Após posicionar o cursor sobre a face desejada basta clicar. Ao clicar sobre a face, imediatamente o Plano de corte se redimensiona, ficando maior ou menor de acordo com o tamanho do seu projeto. Outro detalhe importante é que este plano corta absolutamente tudo o que você tiver em seu projeto.
Tutorial de implantação – Sketchup + Photoshop
Para isso você deve “desenhar” o contorno dessa plataforma, posicioná-la sobre a topografia e clicar no quarto botão da barra Sandbox, e em seguida no terreno. Veja o exemplo abaixo: Obs.: Todos estes objetos que usamos para alterar a topografia (criar talude), devem estar fechados, ou seja, devem ser uma superfície.
Fonte: Portal Clique Arquitetura.
A NBR 6492 determina que a planta de localização/implantação deve conter:
Como vimos ao longo do texto, a planta de situação traz informações sobre os arredores do lote, como nome de ruas, volumetria dos lotes vizinhos, entre outros detalhamentos da área onde o projeto será executado. Já a planta de localização traz uma visão apenas do lote onde será feita a construção.