Ao entrar em contato com a água, a capinha desmancha e libera a semente que está dentro dela. Certifique-se sempre de regar até que não haja mais vestígios da capinha.
Quando uma planta tem falta de água no substrato, ela tenta poupar esse precioso líquido. Em muitas espécies, como o lírio-da-paz, é bem visível o truque que a planta usa: primeiro a pontinha começa a ficar murcha, depois a folha e, em casos mais extremos, até mesmo o caule começa a ficar mole e pendente.
A recomendação é que ao plantar a roseira, até as primeiras flores aparecerem, é preciso regar diariamente. As roseiras pendentes são maravilhosas para o jardim, e ficam ótimas na varanda pegando sol pelo menos umas 3 horas. Para as rosas plantadas em vasos o tamanho do vaso deverá ser proporcional ao porte da roseira.
O cultivo é simples desde que a roseira receba bastante sol e água. Prefere solos pesados e argilosos, mas que tenham boa capacidade de drenagem pois não toleram encharcamento.
Os cuidados gerais a ter com as mini rosas são, as regas que devem ser controladas, isto é deve manter a terra sempre úmida mas não encharcar com água. Quando o tempo estiver mais quente a rega deve ser diária para o solo não secar completamente, nas estações do ano mais frescas deve regar apenas 2 vezes por semana.
A roseira necessita rega constante, mas o solo não deve ficar empapado – é preciso ter uma boa drenagem. Apenas a terra deve ser molhada, evitando-se cobrir a parte aérea com água. A planta deve receber sol direto, evitando sombra, cantos escuros e ambientes internos.
Como plantar rosas em vasos Misture a areia com a terra adubada,com uma proporção de metade de terra e metade areia; Coloque a mistura no vaso, preenchendo até um pouco mais da metade, sem compactar o solo; Faça um buraco na terra e acomode a muda de rosa. Por fim, complete com o substrato, apertando de leve.
15 dias
Você pode fazer o adubo com uma mistura de 15 kg de esterco de gado curtido e 200 g de farinha de ossos, para cada metro quadrado, ou, adicionado ao esterco e à farinha, pode colocar húmus de minhoca também. Misture tudo muito bem e aguarde pelo menos uma semana para então realizar o plantio definitivo.
Dilua 100 ml de leite em 1 L de água. "Borrifando nas folhas, essa água com leite atuará como fungicida. O líquido possui vários sais e aminoácidos e seu uso torna as plantas mais resistentes e evita o aparecimento de bichos causadores de doenças. Se aplicada no substrato, servirá como fertilizante", explica Gabriela.
5 segredos pra planta dar flor
O principal fator para plantas florescerem é: sol! Sim, parece meio óbvio, mas muitas pessoas se esquecem que toda espécie clorofilada precisa de luz para crescer. E quando o assunto é flor, aí estamos falando de muita luz solar, não apenas claridade.
Colocar anticoncepcional na água ajuda a planta crescer O motivo é o mesmo da aspirina: os compostos nitrogenados presente no anticoncepcional nutrem a planta .
Cinco adubos caseiros para acelerar o crescimento das plantas
O truque é uma forma de evitar colocar água demais no vaso e afogar as suas plantas por causa de uma rega errada. Existe um truque antigo para cuidar de flores e deixá-las sempre bonitas e bem cuidadas: colocar cubos de gelo na terra.
Deve ser colocada sobre a areia, uma camada de esterco curtido (seco, moído, peneirado e isento de plantas daninhas) de aproximadamente, 0,5 cm. As suculentas adoram o esterco, por ser rico em matéria orgânica e ter baixo teor de nitrogênio, esse produto acelera o crescimento radicular e a formação das mudas.