O cimento branco é dividido em estrutural e não estrutural. O modelo não estrutural, como o próprio nome diz, não é utilizado para fins arquitetônicos. Ele é aquele produto usado para o rejunte de cerâmicas, com o intuito de preencher as fissuras ou espaços entre essas peças, proporcionando melhor acabamento.
Aplique o adesivo. Misture o cimento branco estrutural com o pó de mármore na proporção de 1×1. Reserve parte dessa mistura “seca” para o processo de queima. Aplique o adesivo com a brocha no contra piso e logo depois derrame mais pó de mármore à massa de cimento, nivelando o piso com a desempenadeira.
Dicas para usar esse cimento por ser branco, você também pode aplicar o cimento já pigmentado com outras cores. O cuidado é apenas em relação ao ambiente, para não manchar locais que você não queira a cor, e também usar a quantidade recomendada de pigmentação.
Deixe o cimento secar por pelo menos três dias. O cimento e o concreto continuam a firmar durante os primeiros três a sete dias depois de serem aplicados. Ao final de três dias de secagem, o cimento já atingiu aproximadamente 80% da força final. O tempo exato dependerá do método de secagem utilizado.
Bom, o ideal seria esperar a secagem total do contra piso (cerca de 28 dias), porém, se for feita uma cura boa de no mínimo 3 dias molhando o piso para evitar fissuras, poderá executar o assentamento cerâmico após 5 dias do término do contra piso.
três meses
Conforme dissemos, esta resistência plena só é atingida aos 28 dias, para efeito de cálculo. Entretanto, sabe-se por ensaios em laboratório que ao 3 dias de idade o concreto já tem cerca de 40% da resistência e aos 7 dias atinge 65% da resistência Fck esperada.
Para saber se o contrapiso está bem feito Você pode passar a mão no contrapiso. Ele deve estar áspero. Se estiver liso, o piso pode não aderir.
Para saber se o piso foi bem colado Cerâmica ou porcelanato: Dê batidas com a mão no piso. Não pode haver som oco. Se acontecer, o pedreiro deve ter passado argamassa apenas em alguns trechos da peça. Tem que tirar e fazer de novo, espalhando a massa com a desempenadeira por todo o verso da placa de piso.
Por isso, é fundamental antes de assentar o piso realizar o nivelamento da superfície. Primeiramente, é preciso identificar onde estão as áreas desniveladas e depois descobrir o real tamanho delas. Para corrigir quaisquer desníveis é necessário utilizar uma lixadeira ou esmeril para concreto para ajustar o piso.
Como fazer contrapiso? Veja o passo a passo completo!
O contrapiso deve ser realizado quando faltar apenas 25mm para atingir o nível ideal (espessura entre 15 a 25 mm). Pode ser executado diretamente sobre a base ou sobre uma camada intermediária.
O que é o contrapiso? O contrapiso é uma camada de argamassa com 2 a 5 cm de espessura. Ele é responsável por criar uma superfície regularizada e lisa para a instalação dos pisos. Fique atento, é nesta etapa que é feito a caída da água para os ralos.
O cálculo leva em conta a área da sub-base e a espessura do contrapiso pronto. O consumo médio fica entre 17 kg e 20 kg de argamassa a cada metro quadrado de área, a 1 cm de espessura. Em um ambiente de 12 m2, um contrapiso de espessura 2 cm consumirá: 17 kg x 12 m2 x 2 cm = 408 kg.
O reboco é calculado por m3 considere que uma parede deve receber até 1,5 cm de massa. Se você tem uma área de 30 metros linear de parede por 2,80 metros de altura: 30 X 2,22 X 0,015 = 1 m³ de reboco. Z = Com um saco de 50 kg de cimento você enche 2 latas de 18 litros.