A labilidade emocional, também conhecida como instabilidade emocional, é uma condição que acontece quando uma pessoa apresenta mudanças muito rápidas do humor ou tem emoções desproporcionais a determinada situação ou ambiente, apresentando choro ou riso incontrolável.
Demonstração ou manifestação neurovegetativa, através de oscilações de humor, transpirações e/ou tremores etc, da labilidade emocional. Etimologia (origem da palavra labilidade). Lábil + i + dade.
Significado de Lábil Que escorrega ou desliza facilmente. Geologia Diz-se dos terrenos ou rochas instáveis.
Neste sentido, labilidade emocional é uma doença caracterizada, principalmente, pelas mudanças repentinas de humor pelas quais o seu portador pode passar ao longo do dia, sendo que estas ocorrem sem que haja nenhum motivo aparente para isso.
A Labilidade Emocional é um estado específico caracterizado por grande “flutuação” de humor, ou seja, o indivíduo muda rapidamente e sem motivos aparentes seu humor ou estado de ânimo, juntamente da intensidade afetiva.
O embotamento afetivo é a dificuldade de expressar emoções e sentimentos. A pessoa que sofre com esse transtorno também é chamada de individuo esquizóide. A perda global de emoções pode ocorrer após eventos que causam muita dor ao individuo, fazendo com que ele simplesmente não reaja a emoções e sentimentos.
A palavra apatia significa falta de sentimentos, é como se o indivíduo fosse esvaziado de suas emoções e percebesse que nada importa. Todo mundo já passou ou ainda vai passar por um momento apático, alguns em maior e outros menor grau.
[ Medicina ] Falta de vontade ou incapacidade de querer.
Os sintomas negativos incluem alogia (marcante pobreza de fala e fala vazia de conteúdo), embotamento afetivo (diminuição na habilidade de expressar-se emocionalmente), anedonia (inabilidade de experimentar prazer, perda de interesse pela interação social) e avolição (incapacidade de iniciar ou persistir na busca de um ...
Quanto à sua classificação, os sintomas podem ser divididos em sintomas negativos, que correspondem uma perda ou diminuição das funções normais, e sintomas positivos, que acrescentam ou adicionam algo a essas funções.