A determinação de cinzas permite verificar a adição de matérias inorgânicas ao alimento. A perda de peso fornece o teor de matéria orgânica do alimento. A diferença entre o peso original da amostra e o peso de matéria orgânica fornece a quantidade de cinza presente no produto.
Em alguns casos, encontram-se dificuldades para a obtenção de resíduo inorgânico (cinzas), como: matérias muito ricas em fosfatos, produtos gordurosos, produtos com elevado teor de metais alcalinos e produtos açucarados (DALLA et al, 2014).
Para a análise quantitativa deve ser usado somente papel de filtro chamado isento de cinzas (ashless). O percentual de resíduo de queima desse tipo de papel é extremamente baixo, de modo que a massa de cinzas residuais não é representativa o suficiente para influenciar a massa de precipitado a ser obtida.
As cinzas apresentam em sua composição substâncias solúveis e insolúveis, sendo os carbonatos de potássio e de sódio, sulfatos e fosfatos de potássio como solúveis e os carbonatos e fosfato de cálcio e magnésio bem como os óxidos de ferro e manganês como insolúveis (DAROLT & OSAKI, 1989).
Pesar a amostra de cinzas Cálculo % Cinzas = (Peso cadinho + Cinzas ) - (Peso cadinho ) x100 (Peso cadinho + Amostra úmida ) - ( Peso cadinho) Observação: Normalmente utiliza se o cadinho onde já analisou o teor de umidade para análise de cinzas.
O cálculo do teor de umidade é efetuado dividindo-se a massa da água contida na amostra de solo pela massa seca das partículas sólidas do solo, sendo expresso em porcentagem.
A secagem em estufas é o método mais utilizado em alimentos e se baseia na remoção da água por aquecimento. É um método lento que pode levar de 3 a 24 horas em temperatura de 105º C dependendo do alimento. O tempo de secagem varia com a amostra. ...
Como se calcula o teor de umidade? A umidade de uma substância é normalmente expressa em porcentagem e é definida como a massa de solvente presente na amostra / pela massa total da amostra x 100.
Geralmente, o teor de umidade é determinado por uma abordagem termogravimétrica, ou seja, pela perda na secagem, na qual a amostra é aquecida e a perda de peso devido à evaporação da umidade é registrada. ... Utilização de um Forno de Secagem e uma Balança.
Objetivo Compreender os conceitos de umidade e sólidos totais em alimentos e quantificar o teor de água e de massa seca em produtos alimentícios.
O teor de umidade dos grãos representa a quantidade de água por unidade de massa do grão úmido ou seco. Pode ser expresso pela relação entre a quantidade de água e a massa seca (base seca – eq. 2) ou entre a quantidade de água e a massa total (base úmida – eq. 3).
A actividade da água (aW) define-se como a relação entre a pressão do vapor da água do alimento e a pressão do vapor de água pura à mesma temperatura. É avaliada numa escala de 0 a 1, onde 1 representa a água pura. Assim, quanto maior o valor de atividade da água, maior o risco de deterioração do alimento.
Métodos para secagem da madeira
Teor de umidade A umidade da madeira é calculada em função da relação entre o seu peso úmido (Pu) ou o peso de água contida na madeira e o seu peso seco (Ps) em estufa a 103±2oC até que este atinja um valor constante.