A narrativa digital, também conhecida por digital storytelling, define-se como sendo uma ferramenta digital que apoia os alunos na criação de trabalhos escolares (histórias). ... Pode-se também definir como sendo um processo pelo qual diversas pessoas partilham a sua história de vida elaborada com criatividade.
Na narrativa digital aplicada à educação, temos relatos de eventos históricos, histórias de vida – pessoal, da comunidade escolar ou do entorno dela. O essencial é que seja sempre algo que tenha significado para o aluno. Apesar de seu atual destaque, a narração digital não é uma prática nova.
As ferramentas digitais na educação podem ser consideradas materiais de apoio e recursos complementares para o processo de ensino e aprendizagem, pois auxiliam os professores e os alunos, contribuindo com um maior repertório de possibilidades de atividades e interações.
O uso das ferramentas digitais podem potencializar a aprendizagem na medida em que possibilitam novas formas de aprendizagem, que soam como inovadoras no processo de ensino e aprendizagem. ... Por meio do uso de ferramentas digitais pode-se integrar os alunos a cerca de novos conhecimentos exigidos pela atualidade.
As ferramentas não param de se multiplicar. Com criatividade, boa parte delas pode ser usada a favor da Educação. Não adianta fugir: as ferramentas digitais chegaram para ficar! Elas impulsionam a aprendizagem e são capazes de apoiar a aprendizagem de crianças e jovens ao transformar práticas pedagógicas.