Biologia. Os ácidos nucleicos podem ser definidos como polímeros (macromoléculas formadas a partir de unidades menores) compostos por moléculas conhecidas como nucleotídeos. ... Eles são responsáveis por codificar e traduzir as informações que determinam a síntese das várias proteínas encontradas nos seres vivos.
O nucleotídeo é um conjunto formado pela associação de 3 moléculas – uma base nitrogenada, um grupamento fosfato e um glicídio do grupo das pentoses.
Um nucleotídeo é formado por três moléculas, as quais variam entre o DNA e o RNA: Base nitrogenada: Bases purinas adenina (A) e guanina (G) e as bases pirimidinas citosina (C), uracila (U) e timina (T). Grupo fosfato (HPO4): Grupo químico derivado do ácido fosfórico.
Um nucleotídeo é um composto químico e possui três partes: um grupo fosfato (ácido fosfórico), uma pentose (molécula de açúcar com cinco carbonos) e uma base orgânica (base nitrogenada). ... Pentoses: a pentose entra na composição química do DNA e a ribose entra na constituição do RNA.
A diferença entre um nucleotídeo e um nucleosídeo é a presença de fosfato. Os ácidos nucleicos são formados por nucleotídeos (base nitrogenada + açucar[pentose] + ácido fosfórico). O nucleosídeo é constituído somente pelo açucar e pela base nitrogenada, por uma ligação glisídica.