1. Cilindro em que se enrola o fio para a tecedura. 2. Cilindro em que se enrola o fio metálico dos aparelhos de física.
A função da bobina de ignição é transformar a tensão da bateria na alta tensão necessária para formação da centelha. Ao criar essa tensão, ela é transferida para as velas de ignição, onde são produzidas as faíscas que realizam a combustão e, consequentemente, o funcionamento do motor.
O condensador, ligado em paralelo com os platinados, absorve grande parte do centelhamento que se produz entre os platinados, evitando sua queima e proporciona queda mais abrupta do campo magnético, melhorando assim a ação da bobina.
A bobina de ignição é responsável por transformar a tensão da bateria de 12 a 14V em alta tensão que pode chegar a 45.
Como instalar ignição eletrônica no Fusca
A ignição deve ser fixada firmemente no carro e em local bem próximo da bobina de ignição para que os fios possam ser convenientemente encurtados. Nenhum ajuste é necessário no carro para haverá um funcionamento normal do sistema de ignição. Para provar a ignição basta carro e verificar seu desempenho.
Localize o distribuidor antigo. Estacione o veículo em um lugar seguro (como uma garagem ou um superfície nivelada no chão) e abra o capô do carro para ter acesso ao motor. Procure pelo distribuidor – geralmente é uma peça cilíndrica com cabos grossos que fica perto do motor.
Para trocar o platinado, basta soltar o parafuso usando uma chave de fenda e desconectar o fio.
A intenção é regular a abertura do platinado quando ele passa no ressalto. Primeiro você vai girar o motor até o platinado ficar em cima de um dos ressaltos. Basta girar a polia inferior (no caso do Fusca) para “casar” o platinado com o ressalto. Feito isso, solte um pouco o parafuso na base do platinado.