A Hortelã-da-folha-grossa, de nome científico Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng, da família Lamiaceae, é uma planta muito utilizada na cultura popular brasileira, e em outros países, para resfriado, asma, constipação, cefaléia, tosse, febre, entre outros sintomas.
O chá de hortelã é uma bebida saborosa e indicada para quem quer emagrecer. Além de ajudar a fortalecer os órgãos digestivos, ele ativa as glândulas salivares e as enzimas digestivas, melhorando dores de estômago e facilitando a digestão.
Mentha spicata
A hortelã comum, conhecida cientificamente como Mentha spicata, é uma planta medicinal e aromática, com propriedades que ajudam a tratar problemas digestivos, como má digestão, flatulência, enjoo ou vômitos, por exemplo, mas a hortelã também tem efeitos calmantes e expectorantes.
Planta herbácea originária da Europa que pertence à família das Lamiaceae, apresentam folhas que possuem aroma forte e característico. Analgésico, anestésico, sedativo, antiparasitário, antibiótico, descongestionante. Também utilizado na culinária de vários povos em carnes, saladas, sucos e chá refrescante.
A Tintura de Menta piperita é indicada nas afecções gastrintestinais: inapetência, dispepsias hiposecretoras, flatulências, enterites, síndrome do cólon irritável, coleocistites, disquinesias hepatobiliares e vômitos; nas enxaquecas, na fadiga e na sinusite.
Leite com hortelã Um ótimo remédio caseiro para vermes é leite aromatizado com folhas de hortelã-pimenta em jejum porque ela é uma planta medicinal com ação vermifuga natural que mata e elimina os parasitas. 4 talos e 10 folhas verdes de hortelã-pimenta; 100 ml de leite desnatado; Um pouco de mel.
10 ervas que ativam (e acalmam) o seu cérebro
O chá de gengibre pode ser benéfico, em pequenas quantidades, para aliviar náuseas (inclusive durante a gravidez ou quimioterapia), ajudar na digestão e no combate a doenças de garganta e respiratórias. Ele também ajuda a prevenir gastrite e úlceras, uma vez que atua no combate à bactéria H.
Olá, Desde que o consumo não seja exagerado, não há problemas em tomar chá de gengibre diariamente.
Ele tem inúmeros benefícios e pode ser fundamental numa dieta de redução de peso.
Como forma de tempero, a forma em pó é muito prática. Portanto, caso queira usar o gengibre para emagrecer, adicione um pedaço da raiz em sucos verdes, com raspas sobre cremes doces, sopas e saladas.