O LCA, ou ligamento cruzado anterior, é o ligamento no meio do joelho que é responsável pela estabilidade rotacional do joelho, de acordo com os institutos nacionais de saúde. Quando acontece um rompimento deste ligamento, podem ser realizadas fisioterapia, cirurgia ou ambas, para estabilizar o joelho. Exercícios para restabelecer a amplitude de movimentos no joelho e fortalecer os músculos circundantes para apoiá-lo devem começar a ser feitos antes da cirurgia ou da reabilitação, de acordo com Cigna.com. Sempre converse com seu médico antes de iniciar um programa de exercícios.
Lee Morgan is a fiction writer and journalist. His writing has appeared for more than 15 years in many news publications including the "Tennesseean," the "Tampa Tribune," "West Hawaii Today," the "Honolulu Star Bulletin" and the "Dickson Herald," where he was sports editor. He holds a Bachelor of Science in mass communications from Middle Tennessee State University.
Além disso, para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar exames de imagem, como raio X, ressonância magnética, ultrassom do joelho ou artroscopia. Saiba como é feita a artroscopia.
O número de sessões necessárias depende do estado geral de saúde da pessoa, idade e adesão ao tratamento, mas geralmente adultos jovens e adolescentes com boa saúde, e que fazem as sessões de fisioterapia, pelo menos, 3 vezes por semana, se recuperam em torno de 30 sessões, mas isso não é uma regra e pode ser necessário mais tempo para a recuperação completa.
Durante o tratamento fisioterapêutico, para a recuperação dos ligamentos do joelho, é normal que surjam algumas outras situações, tais como tendinite, dificuldade em dobrar e esticar a perna e fraqueza muscular, que também devem ser tratadas ao mesmo tempo. Saiba mais detalhes sobre a fisioterapia para rompimento do ligamento do joelho.
A fisioterapia para o tratamento do rompimento do ligamento do joelho, pode ser indicada pelo ortopedista e deve ser feita com orientação do fisioterapeuta, com exercícios de fortalecimento e alongamento para aumentar a flexibilidade, melhorar a estabilidade, e aliviar a inflamação e a dor no joelho.
Caso tenha alguma dúvida ou necessite de auxílio de um especialista para diagnosticar algum problema, entre em contato conosco!
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
A articulação do joelho tem dois tipos de ligamento cruzado: anterior e posterior. Ambos têm a função de impedir o movimento de translação da tíbia em relação ao fêmur e recebem esse nome porque se cruzam no centro desse local.
Além disso, para confirmar o diagnóstico, o médico deve solicitar exames de imagem, como raio X, ressonância magnética, ultrassom do joelho ou artroscopia. Saiba como é feita a artroscopia.
O tratamento fisioterápico depende da idade e se existem outros problemas no joelho, mas geralmente é feita com o uso de aparelhos, exercícios de alongamento, mobilização articular e de fortalecimento dos músculos da coxa anterior e posterior, principalmente, para garantir a estabilidade desta articulação e o retorno das atividades diárias o mais rápido possível.
Agora caso o tratamento não tenha efeito, será necessário fazer uma intervenção cirúrgica com o objetivo de evitar que a tíbia se movimente muito sob o fêmur e trazer de volta a função normal do joelho. Para isso, é utilizado um tendão para substituí-lo, sendo feita por meio da videoartroscopia.
A fisioterapia pode iniciar no mesmo dia em que houve a ruptura do ligamento do joelho e o tratamento deverá ser progressivo e realizado diariamente até que o indivíduo que recupere completamente. As sessões podem durar de 45 minutos à 1 ou 2 horas, dependendo do tratamento escolhido pelo fisioterapeuta e dos recursos disponíveis.
O rompimento do ligamento do joelho pode surgir em qualquer ligamento do joelho, como o ligamento cruzado anterior ou posterior, ou ligamento colateral medial ou lateral, o que depende do tipo de movimento realizado ou de como ocorreu a queda ou acidente.
Depois que a pessoa for capaz de não sentir dor e já for possível realizar os exercícios sem grandes restrições, pode-se colocar pesinhos e aumentar o número de repetições. Normalmente é indicado fazer 3 séries de 6 a 8 repetições de cada exercício, mas depois pode-se aumentar a dificuldade do exercício adicionando peso e aumentando o número de repetições.
O tratamento do rompimento do ligamento do joelho deve ser feito com orientação do ortopedista e varia de acordo com o ligamento afetado, gravidade dos sintomas e o grau da lesão. Os principais tratamentos para o rompimento do ligamento do joelho são:
Assim o médico deve recomendar interromper os exercícios físicos e evitar colocar muito peso sobre o joelho afetado, podendo para isso ser indicado o uso de muletas para suportar o peso do corpo e diminuir o esforço e a movimentação no joelho afetado ou utilização de cadeira de rodas.
Uma lesão muito comum dos praticantes de esporte é a ruptura dos ligamentos cruzados, justamente por conta de uma torção. Ela acontece quando o nosso pé está fortemente apoiado no chão e a perna sofre uma rotação brusca. E o ligamento, responsável justamente por conter esse movimento, não aguenta com o peso do corpo e se rompe.
Essa cirurgia é feita com um enxerto de tecido o que permite ao médico reconstruir o ligamento afetado. Normalmente é necessário fazer sessões de fisioterapia após a cirurgia para acelerar a recuperação.
Um ponto que deve ser levado em consideração é que, se não houver uma melhora, deve-se recorrer à cirurgia. Ela é bastante parecida com a do ligamento posterior, fazendo uma reconstrução com o uso da tíbia.
A maior parte dos pacientes tem a sensação de dor e edema - inchaço. Pode haver falseio e insegurança especialmente quando tentam mudar de direção. O joelho pode dar a impressão de deslizar. A dor e o inchaço moderado do trauma inicial geralmente desaparecem de duas a quatro semanas, mas o joelho permanece instável.
A ruptura, ou estiramento, do ligamento cruzado anterior é uma das lesões mais comuns no joelho. Atletas que praticam esportes de alta demanda física, como o futebol, o futebol americano e o basquete, têm maior probabilidade de lesionar os ligamentos cruzados anteriores.
O ligamento cruzado anterior (LCA) impede que a tíbia (osso da perna) vá muito para frente durante a movimentação do joelho. Já o ligamento cruzado posterior (LCP) impede que a tíbia vá muito para trás. Além desse controle “para frente e para trás”, o LCA e o LCP possuem um importante papel na rotação do joelho.
Ligamento colateral medial ou lateral Para acelerar a recuperação pode ser necessário utilizar uma compressa de gelo exatamente no local da lesão durante cerca de 15 minutos, duas vezes ao dia, e usar uma joelheira para proteger o joelho de eventuais complicações.
Em lesões parciais e isoladas deste ligamento um período de imobilização e fisioterapia pode promover a cicatrização em cerca de 3 meses, já lesões que requerem cirurgia podem demorar de 9 meses a 1 ano para o retorno completo ao esporte.
Uma entorse de tornozelo pode variar de ligeira a grave, dependendo de quão danificado está o ligamento e de quantos ligamentos foram afetados. Numa entorse ligeira ocorre dor e edema (inchaço), no entanto, geralmente sente-se estável, e pode-se caminhar com pouca dor.
Tratamento da Entorse de Tornozelo
Sintomas de entorse de tornozelo
Para fortalecer o tornozelo, sentado no chão com as pernas esticadas, aponte os pés para baixo, fortalecendo a panturrilha. Faça 3 séries de 15 repetições de duas a três vezes por semana. 3. Use uma toalha: de pé ou sentado, deixe os pés no chão e tente enrugar uma toalha puxando-a com a ponta dos dedos.
Alimentos ricos em vitamina C A vitamina C, presente em laranjas, morangos, kiwis, brócolis, etc., auxilia na formação e estabilização do colágeno, permitindo que as fibras ganhem estabilidade e resistência, principalmente nas articulações, nos tendões e ligamentos, onde essa proteína se encontra em maior quantidade.
Exercícios e dicas vão te ajudar a fortalecer o tornozelo e a panturrilha. Confira!
A flexão plantar ou extensão do tornozelo é o movimento de apontar dos dedos para baixo (como uma bailarina faz ao ficar na ponta dos pés), e dorsiflexão é o oposto, ou seja, quando você levanta a bola do pé com o calcanhar em contato com o chão, como se estivesse puxando seu pé para cima em direção ao seu joelho.
Função. O tibial anterior faz a dorsiflexão do pé na articulação talocrural e o inverte na articulação subtalar. Ele desempenha um papel importante nas atividades de andar e chutar uma bola ao estabilizar a articulação do tornozelo quando o pé bate no chão e ao freá-lo no chão à medida que a perna continua se movendo.