AERGS - Associação dos Estudantes do Rio Grande do Sulhttps://www.aergs.com.brhttps://www.aergs.com.br
Emitir sua Carteira de Estudante online é muito fácil. Veja:
Como ter carteirinha de estudante de graça usando ID Jovem Para isso basta fazer o cadastro no site documentodoestudante.com.br , não efetuar o pagamento, enviar para o [email protected] o número da solicitação e a imagem do ID Jovem e aguardar resposta da DNE para seguir com a solicitação gratuita.
1 documento de identificação que pode ser: RG, Passaporte, CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou RNE (Registro Nacional de Estrangeiros); Comprovante de Matrícula da sua instituição de ensino (com timbre da faculdade para comprovar autenticidade);
Documentos necessários para tirar a carteira de estudante pela internet
Acesse o Canal do Estudante: estudante.sptrans.com.br, siga o passo-a-passo e solicite sua Carteira de Identificação Estudantil, pagando a taxa de ativação dos benefícios da ½ passagem, ou gratuidade + ½ entrada em eventos (cinema, teatro, shows, etc.), no valor equivalente a 7 tarifas de ônibus vigente, a ser paga ...
Tem direito à meia-entrada: estudantes do ensino fundamental, médio, técnico, graduandos, mestrandos, doutorandos e, ainda, estudantes de especializações. Com a finalidade de que essa categoria possa utilizar o benefício, é necessário ter a Carteira de Identificação Estudantil (CIE).
Segundo a UNE (União Nacional dos Estudantes), os estudantes dos cursos de ensino a distância têm direito a carteirinha. Assim, recebem o benefício da meia-entrada no ingresso de cinemas, shows, jogos, além de outros eventos culturais.
Por isso, de acordo com a EaD, os alunos têm direito ao Passe Estudantil proporcional aos encontros presenciais. ... Agora, para manter o Passe Livre, os estudantes devem fazer o recadastramento no site do DFTrans, assim como todos os alunos beneficiados.
Entretanto, alunos do fundamental, médio e técnico de instituições privadas, mesmo bolsistas, têm direito apenas a meia tarifa no transporte público. Porém, quem já recebe auxílio-transporte, como estudante do PRONATEC ou SENAC, SESI, SENAI, SESC e SENAT também não podem solicitar o passe livre.
Para receber a cota, o aluno deve informar à unidade escolar que deseja utilizar o Bilhete Único de Estudante, aguardar o envio dos seus dados de matrícula à SPTrans pela instituição de ensino e pagar a taxa de sete tarifas vigentes (R$ 30,80).
Aos estudantes com renda familiar superior a 1,5 salários mínimos por pessoa, é ofertado o benefício de meia passagem, ou seja, o estudante não paga o valor total da passagem ao recarregar o cartão. Para ter direito a esse benefício, basta fazer o cadastro na SPtrans, assim como no caso do passe livre.
Tem direito ao benefício as pessoas com idade igual ou maior que 60 anos e com renda igual ou menor que dois salários mínimos. As passagens para idosos são válidas para todos os horários de ônibus convencionais.
Quanto custa cada passe? 40% da tarifa vigente ou R$ 1,82 por passe. O Bilhete Único Escolar permite que o beneficiário use até três ônibus no período de duas horas com o pagamento de apenas uma tarifa.
Aplicativo grátis promete preços mais baratos que os das rodoviárias. Os viajantes podem usar o aplicativo Buser para ter descontos de até 60% nas passagens de ônibus. Disponível para celulares Android e iPhone (iOS), o serviço conecta passageiros com destino em comum, a fim de fretar ônibus.
Como faço para viajar de graça de ônibus? Para ter direito ao benefício, é necessário que você tenha entre 15 e 29 anos, renda familiar de até dois salários mínimos e esteja inscrito no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal).
Para conseguir uma passagem interestadual gratuita, o interessado deve fazer uma reserva, no mínimo, três horas antes da viagem. O beneficiário deve apresentar a ID Jovem e a carteira de identidade no momento em que solicitar o bilhete.