A unidade de medida da temperatura de cor é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim a tonalidade de cor que ela irradia ao ambiente.
As cores frias compreendem: o azul, o verde e o violeta. Segundo a temperatura das cores, essas matizes estão relacionadas ao gelo, ao mar, ao vento e demais elementos da natureza. Na psicologia, alguns estudos afirmam que as cores são capazes de causar efeitos sobre as pessoas.
A luz "quente" de aparência amarelada tem | aproximadamente 3000K, a luz "fria" de aparência azul violeta tem temperatura de cor maior que 6000K, já a luz branca natural, emitida pelo sol em céu aberto ao meio-dia, tem temperatura de cor próxima de 5800K.
O que é temperatura de cor? Um critério que classifica em quente, neutra ou fria a tonalidade de cor da luz emitida por uma fonte luminosa. As avermelhadas são mais frias que as azuladas. Esta classificação refere-se à sensação visual da luz.
Quando falamos em luz quente e luz fria estamos nos referindo à lâmpadas brancas quentes e frias. ... A lâmpada fria possui a temperatura entre 6000K e 6500K e emite uma nuance mais azulada. Já a lâmpada quente emite um tom mais amarelo de luz e a sua temperatura está entre 3000K e 3500K.
R: Branco frio é a temperatura de varia entre 6000k a 6500 (kelvin), denominada Luz do Dia (day light). Indicamos este tipo de luz, para ambientes onde são realizados trabalhos manuais que requerem maior atenção, tais como: Cozinha, Banheiro, Escritório, Consultório e Comércio em Geral.
Temperatura da cor Essa definição é feita pela medição em graus Kelvin (K). A escala de medição vai de 2700K a 6500K. Quanto maior o grau, mais branca é a luz.
Ela é famosa por ser uma cor utilizada em postes de iluminação. ... Também conhecida por ser a cor utilizada em gelatinas para iluminação de tv e cinema, pois ela diminui a intensidade da luz sem alterar fortemente a temperatura dessa luz.
Branco quente – Entre 2000K e 3500K: Luz mais amarelada, ideal para ambientes intimistas e aconchegantes, como quartos e sala de estar. Muito usada em abajures, lâmpada de LED Filamento e luminárias decorativas.
[ Física, Metrologia ] Unidade de medida de fluxo luminoso (símbolo.: lm) equivalente ao fluxo luminoso emitido num ângulo sólido de 1 estereorradiano por uma fonte pontual uniforme, colocada no vértice do ângulo sólido e que tem a intensidade luminosa de 1 candela. Plural: lúmenes ou lumens.
Branco quente – se refere ao tom mais avermelhado – produz maior relaxamento- lâmpadas 2700~3200K, cor similar às lâmpadas incandescentes. Branco frio – se refere ao tom mais claro do amarelo ao branco que é a cor mais fria – maior atividade – lâmpadas 5500~6500K , cor similar às lâmpadas fluorescentes.
A temperatura de cor de uma fonte de luz é a temperatura absoluta do corpo negro que irradia luz de tonalidade comparável à da fonte de luz. ... Quanto maior for o número kelvin (> 4000K) significa que a luz aparece mais azulada; e quanto menor for o número kelvin (< 4000K) significa que a luz é mais avermelhada.
Desta forma, a luz do “meio dia”, aproximadamente 5500k, é a luz do pico de nosso dia – uma temperatura de cor que remete ao dinamismo, rapidez e produtividade, por isso as luzes brancas (acima de 4000K) são recomendadas para uso em ambientes de trabalho como escritórios e fábricas, além de ambientes residenciais como ...
− As lâmpadas LED costumam ter tonalidades de cores que podem ser identificadas nas embalagens como “temperaturas de cor”, expressas em Kelvin (K). ... Quando falamos em luz quente ou fria, nos referimos à tonalidade de cor que ela irradia no ambiente.
Luz Neutra Valores intermediários, entre 3.
Já a Luz neutra é indicada para iluminar ambientes maiores, como salas de reuniões, salas com pé direito alto, escritórios, etc. No entanto não existe uma regra absoluta para o uso de iluminação. O que vai contar na hora da escolha é o efeito desejado e o gosto pessoal de cada pessoa.
Branco Neutro ou Luz Neutra A Luz Neutra possui um tom mais branco do que a anterior, porém não chega a ser “desagradável” aos olhos. Justamente por isso, ela é bastante encontrada em ambientes corporativos, pois é mais confortável visualmente, sendo ideal para a permanência prolongada dos ocupantes do estabelecimento.
A cor não interfere na eficiência energética Também é um erro acreditar que quanto mais branca a luz (fria), maior é sua potência, ou que ilumina mais que uma luz amarela (quente). A diferença está no fato de que a luz branca proporciona mais contraste e percepção de mais claro.
Quando falamos de cores, é preciso distinguir entre a cor-luz e a cor-pigmento. A cor-luz ou cor-energia é toda cor formada pela emissão direta de luz. Já a cor-pigmento é a cor refletida por um objeto, isto é, a cor que o olho humano percebe.
Luz branca: proporciona uma situação de atenção, de foco, melhor visibilidade, deixa o ambiente sempre mais em alerta. Indicada para cozinha e áreas de escritório. Luz amarela: com um toque dourado, traz um aconchego, como se fosse um descanso para os olhos. Indicada para quarto e sala de casa.