A Curva de Laffer, criada por Arthur Laffer, é representada por um gráfico que mostra o ponto exato de equilíbrio necessário para se praticar uma tributação ideal. Ou seja, uma tributação na qual os impostos seriam pagos e retornados em serviços públicos, sem abalar a economia.
Desenvolvida pelo economista Arthur Laffer, a curva de Laffer determina um ponto ótimo da arrecadação de impostos. Ou seja, acima desse ponto, quanto maior for a alíquota de impostos cobrada pelo governo maior será a propensão de sonegação na economia, fazendo com que a arrecadação caia como consequência.
Se o governo deste país exigir mais do que 55% de alíquota, poderá diminuir sua arrecadação ao invés de aumentá-la. Isso acontece com a menor produção das empresas ou com rendimentos que elas possuem e não são declaradas. Se a taxa de imposto é de 0% ou 100% não há arrecadação.
01), que “toda vez que o governo aumenta ou cria impostos, uma quantidade de trocas que antes era realizada na economia deixa de ser realizada”. ... Essa redução nas trocas econômicas é justamente o peso morto do imposto. Importante desta forma, vislumbrar a evolução da carga tributária em % do PIB ao longo dos anos.
A redução do imposto sobre o valor agregado apresenta como impacto inicial a diminuição do preço do consumo interno(p),o que favorece a expansão do consumo da população ativa em virtude de dois efeitos. ... Em relação aos inativos, mesmo inexistindo o efeito-substituição, verifica-se que o consumo também se expande.
A alta carga tributária brasileira traz como consequências o desestímulo aos investimentos no país, aumento indireto da inflação e diminuição do PIB em longo prazo. ... Ou seja, quanto maior a inflação, menor a arrecadação real do governo. A inflação é apenas um dos problemas decorrentes do nosso Sistema Tributário.
Assim, podemos afirmar que de maneira direta, todos os tributos são automaticamente revertidos para a sociedade em forma dos bens e serviços públicos, como por exemplo: saúde, educação, justiça, sistema de transportes, segurança pública, e que indiretamente, como um retorno para a vida social, através dos efeitos da ...
As consequências dos problemas no Sistema Tributário Nacional
A alteração de regime de tributação é feita por um contador, que fica responsável por cancelar a opção pelo regime atual e aderir ao novo. Essa mudança só pode ser realizada no início de cada ano fiscal, dentro dos prazos divulgados pela Receita Federal — geralmente, até o fim de janeiro.