O Barroco no Brasil foi introduzido pelos jesuítas portugueses durante o Período Colonial, com o objetivo principal de catequizar os índios. Ainda que tenha chegado sob influência de Portugal, visto que o Brasil era uma colônia portuguesa, o estilo artístico adquiriu características próprias no território brasileiro.
A arte barroca foi uma arte em essência funcional, prestando-se muito bem aos fins a que foi posta a servir: além de sua função puramente decorativa, facilitava a absorção da doutrina católica e dos costumes tradicionais pelos neófitos, sendo eficiente instrumento pedagógico e catequético.
A arte barroca procura comover intensamente o espectador. ... Contrariamente à arte do Renascimento, que pregava o predomínio da razão sobre os sentimentos, no Barroco há uma exaltação dos sentimentos, a religiosidade é expressa de forma dramática, intensa, procurando envolver emocionalmente as pessoas.
O conceptismo significa “jogo de ideias”. Também é chamado de Quevedismo, pois foi inspirado na poesia do poeta espanhol Francisco de Quevedo (1580-1645). ... Sendo assim, o conceptismo é definido pelo uso de argumentos racionais, ou seja, do pensamento lógico, valorizando sempre o conteúdo textual.
Denomina-se culteranismo ou cultismo o aspecto do barroco voltado para o jogo de palavras, para o rebuscamento da forma, para a ornamentação estilística, para o preciosismo lingüístico, para a erudição minuciosa.
Cultismo – questionamento, responder à pergunta "como" das coisas; Conceptismo – reflexão, busca pela essência das coisas. Cultismo e conceptismo foram estilos literários utilizados no período Barroco. Mas enquanto o primeiro prestigiava a forma textual, o segundo valorizava o conteúdo.
Significado de Gongorismo substantivo masculino Estilo literário Barroco cujo maior representante é Luís de Góngora y Argote (1561-1627), poeta espanhol, conhecido pela utilização de palavras muito eruditas, pela excesso de figuras de linguagem e pela afetação exagerada. Etimologia (origem da palavra gongorismo).
Os sermões constituem o principal da obra de Vieira. Eles trazem a essência do estilo barroco: a tentativa de promover uma síntese entre matéria e espírito. Nos sermões, Vieira busca cativar o ouvinte despertando sua consciência e convidando-o a pensar e agir.
Como arte oratória, o sermão recorre ao discurso argumentativo. Na literatura portuguesa, Sermões são o principal título da obra do Padre António Vieira. Depois de os haver proferido diante de plateias diferentes, o orador conseguiu publicá-los com êxito.