Dízimas periódicas são números decimais em que, a partir de alguma casa decimal, um algarismo ou grupo de algarismos passa a se repetir infinitamente. Por exemplo: 0,33333…
A dízimas são chamadas de simples quando apresentam a parte inteira e após a vírgula apenas algarismos que se repetem. São exemplos de dízimas periódicas simples: 0,.. → parte inteira igual a 0 e período igual a 34.
Uma dízima periódica é um número que quando escrito no sistema decimal apresenta uma série infinita de algarismos decimais que, a partir de um certo algarismo, se repetem em grupos de um ou mais algarismos, ordenados sempre na mesma disposição e chamados de período.
A associação entre a fome e uma dízima periódica se dá pelo fato da dízima possui uma repetição infinita, assim como quando se está com fome o corpo faz o barulho "ronc" várias e várias vezes. A fome é um gravíssimo problema social, estima-se que 690 milhões de pessoas passem fome em todo o mundo, dados da Unicef.
O conjunto dos números reais (R) é formado pela união (U) de outros quatro conjuntos numéricos: naturais (N), inteiros (Z), racionais (Q) e irracionais (I). ... Os números naturais são 0, 1, 2, 3, 4, 5... E assim por diante. Os inteiros incluem os números negativos (...