Um texto filosófico é uma forma de exprimir os pontos de vista pessoais sobre um determinado assunto filosófico. O primeiro passo para produzir um texto filosófico é escolher um assunto ou questão a ser trabalhada.
A Filosofia Aplicada ou Prática Filosófica é um movimento que promove uma série de conhecimentos e práticas que podem enriquecer a vida dos indivíduos e da sociedade.
O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. É um conhecimento metódico que tem como objetivo encontrar explicações válidas para os diversos problemas propostos.
O objetivo do curso é formar profissionais com conhecimentos em ética, metafísica, política e epistemologia, e que sejam capazes de atuarem como professores e trabalharem na divulgação da cultura filosófica.
Filosofia é a área do conhecimento focada em refletir sobre política, religião, ética e poder, entre tantas outras temáticas relacionadas à vida. ... Dessa forma, o profissional especializado em Filosofia estará habilitado para atuar nas áreas de ciências sociais, educação e comunicação.
O que faz um Filósofo? É função do filósofo estudar e refletir sobre a natureza de todas as coisas e suas relações entre si, bem como seus significados. ... Para isso, o filósofo questiona e investiga a essência do universo e do homem com profundidade e rigor metodológico.
Resposta. Ora...o trabalho de um filósofo nada mais é do que pensar. Refletir e buscar verdades sobre esse mundo delicioso em que vivemos. ... Sócrates não só o maior e mais grandioso filósofo existente até hoje, mas foi também o mais digno de nascer, viver e morrer pela filosofia.
A palavra Filosofia é de origem grega, e significa “amor à sabedoria”. ... E os filósofos (profissionais, poderíamos dizer) são aquelas pessoas que dedicam sua vida a refletir de maneira sistemática e rigorosa sobre as questões filosóficas.
Os filósofos são considerados grandes pensadores, uma vez que seus estudos miram em reflexões sobre diferentes pontos de vistas distintos que movem os debates sociais. Dessas ideias, surgem teorias que embasam o contexto social e político de um país, de uma sociedade e, com a globalização, de todo o mundo.
Tem mais depois da publicidade ;) Pensando de forma estrita, qualquer pessoa formada em Filosofia pode ser chamada de Filósofa, mesmo sem uma produção relevante, sem ter desenvolvido um sistema próprio ou mesmo sem ter tido uma interpretação a respeito de algum filósofo ou questão filosófica que se destaque.
Pensamento e pensar são, respectivamente, uma forma de processo mental ou faculdade do sistema mental. Pensar permite aos seres modelarem sua percepção do mundo ao redor de si, e com isso lidar com ele de uma forma efetiva e de acordo com suas metas, planos e desejos.
As principais características da Filosofia são: a) negação, dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias da experiência cotidiana e uma atitude positiva, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores, nós mesmos.
Através do pensamento metódico e regrado oferecido pela razão, os gregos passaram a racionalizar as questões práticas do cotidiano e encontrar uma certa ordenação das coisas e do universo.
Verificado por especialistas. O homem é um ser que além de racional, é dotado de sentimentos e valores morais e éticos, sendo que estes últimos são concebidos desde o momento em que ele é introduzido em determinada sociedade.
Entre suas principais características, podemos mencionar o humanismo, o racionalismo, o desenvolvimento cultural e científico; ... Reformas religiosas: no aspecto religioso, a ascensão do Humanismo, entre outros fatores, teve impacto nas críticas à Igreja Católica, que culminaram com a Reforma Protestante no século XVI.
O pensamento moderno é profundamente marcado pela questão do “sujeito”, ou seja, o cogito cartesiano capaz de, por meio de uma autonomia da consciência, ser responsável pela ação do pensar no homem.
As principais características e correntes filosóficas da filosofia contemporânea são: Marxismo. Positivismo. Racionalismo.
Podemos dizer que a principal marca da Filosofia Contemporânea é a crítica aos modelos filosóficos desenvolvidos até a modernidade.
A Filosofia Antiga corresponde ao período do surgimento da filosofia grega no século VII a.C. Ela surge da necessidade de explicar o mundo de um novo modo. Os filósofos buscam encontrar respostas racionais para a origem das coisas, dos fenômenos da natureza, da existência e da racionalidade humana.
Resposta: A Filosofia Contemporânea é aquela que existe nos dias atuais. Nesta direção, a Filosofia Contemporânea é extremamente baseada na racionalidade (uso da razão), que é fundamental para questionarmos sobre nós mesmos, o mundo em que vivemos e os fenômenos da natureza.
A filosofia contemporânea é a maneira de pensar racionalmente desenvolvida desde o final do século XVIII até os dias atuais. A Revolução Francesa é o marco inicial da chamada Idade Contemporânea, da qual a filosofia contemporânea faz parte. Liberdade Conduzindo o povo, Delacroix, 1830.
Resposta. Resposta: A filosofia contemporânea aborda uma série de questões que estão especialmente ligadas ao contexto histórico e social em que o pensamento filosófico se desenvolve.