Solos Expansivos. Solos coesivos que aumentam de volume quando umedecidos e se contraem quando ressecam. Solos não saturados; ... Solos derivados de rochas ígneas (basaltos, diabásios e gabros) e rochas sedimentares (folhelhos e calcários).
Quais são as principais características dos solos colapsíveis? São solos saturados que sofrem elevada redução de volume quando submetidos a umedecimento. São solos não saturados, cuja colapsibilidade pode ser avaliada com inundação no ensaio de adensamento. São solos saturados que apresentam elevada compressibilidade.
Solos Colapsíveis. Solos que sofrem significativa redução de volume quando umidecidos, com ou sem aplicação de carga adicional. Presença de solos que apresentam recalques importantes quando saturados e submetidos a sobrecarga.
8) Por que um solo saturado é mais permeável do que o mesmo solo não saturado? R.: Porque no solo não saturado o ar presente nos vazios estrangula a passagem de ar pelos poros. Isso não ocorre no solo saturado, daí ele ser mais permeável.
A prática auxilia a respiração das plantas e dos microrganismos e à decomposição do material orgânico – essa reoxigenação da água com a ajuda do ar acontece graças aos poros grandes do solo (ou macroporos), geralmente responsáveis pela entrada de ar no solo.
A porosidade e a permeabilidade são propriedades do máximo interesse, sob o ponto de vista prático, principalmente quando se pretende explorar um fluido que preenche os espaços intersticiais de uma rocha. Denomina-se por porosidade a relação entre o volume de espaços ocos de uma rocha e o volume total da mesma.
A compactação altera uma série de fatores que afeta o crescimento radicular, como aeração, retenção de água, resistência à penetração de raízes podendo, inclusive, aumentar a susceptibilidade do solo à erosão, como será discutido a seguir.
Na agricultura, a compactação do solo se dá pela influência de máquinas agrícolas, tais como tratores e colheitadeiras, como também pelo pisoteio de animais, como o gado.
O solo compactado dificulta a absorção da água e dos fertilizantes e isso impede o desenvolvimento das raízes das plantas.
Resposta: Quando o teor de umidade é baixo as partículas do solo estão fortemente unidas umas às outras e a capacidade de suportar cargas é elevada, o risco de compactação é baixo. ... O solo também se torna impermeável, assim, a água excedente escoa sobre a superfície resultando em perda de solo, nutrientes e adubos.