Algumas marcas comerciais de chuveiros e torneiras elétricas já possuem um redutor de pressão interno, que deve ser utilizado apenas quando a altura da caixa d'água até a entrada do chuveiro for superior a 8 metros (8mca).
Fios e disjuntores inadequados para a potência do chuveiro; Chave de temperatura do chuveiro desligada; Pressão e vazão da água incompatíveis; Ligação elétrica interrompida ou danificada (queimada);
Primeiro você deve verificar se o disjuntor relativo ao chuveiro não desarmou, caso esteja ok, então você deve com o auxilio de um multímetro testar a tomada do chuveiro para ver se a energia elétrica está chegando até ela na tensão de 220v.
Vc pluga o pino com fio preto no plug "com" do aparelho e o vermelho no plug que tiver marcando V (volts). Vire a chave até o valor 200 (pra medir 110V ou 750 pra 220V, isso na faixa ACV (VCA ou V~ , dependendo da marca). Ai basta plugar os pinos na tomada e observar os valores.
Toque um pino do testador contra o metal da caixa elétrica ou um fio de aterramento de cobre. Toque a outra ponta em cada fio exposto, um após o outro. Se o testador acender em qualquer momento, há corrente no circuito, e você deve parar de trabalhar imediatamente até que ele seja desligado.
É possível diferenciar uma resistência de chuveiro 110v para uma resistência 220v pelos aspectos visuais. A resistência de 110v possui menor espessura do arame (menor bitola), comparando-se com a resistência 220v. Esta, além de possuir o arame mais grosso apresenta forma de espiral.
Se os dois fios acusarem fase (acende a luzinha no cabo da caneta), a eletricidade é 220V. Se só um fio acender a luzinha e o outro não, a voltagem é 127V, um neutro e um fase. Outra forma é olhar o chuveiro e ver se há algo escrito nele, 127V (110V) ou 220V.
Lembre-se, se acender fraquinho, a tensão é 110 V. Se acender forte, com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é 220 V. Sabendo com certeza a voltagem da tomada, você pode ligar, com segurança e sem medo de queimar, o seu aparelho eletro-eletrônico.
VA é a sigla para volt-ampère, que nada mais é do que a potência aparente de uma fonte geradora de energia.
O volt (símbolo: V), é a unidade de tensão elétrica (diferença de potencial elétrico) do Sistema Internacional de Unidades. O plural do nome da unidade é volts. O Volt é o potencial de transmissão de energia, em Joules, por carga elétrica, em Coulombs, entre dois pontos distintos no espaço.