crossorigin="anonymous">
Fitas, peças plásticas, CDs, palitos, papéis picados, entre outros materiais, também são opções de itens usados na atividade de colagem.
50 Atividades de Montagem para Imprimir – Educação Infantil e Maternal
Se quiser, você pode pedir para as crianças usarem diferentes técnicas nas atividades de colagem, unindo algumas partes de colagem de materiais e outras partes da imagem com pintura, que pode ser com tinta, lápis de cor ou canetinhas. Você vai ver que elas têm mais habilidades artísticas do que você imagina!
Para encontrar mais atividades de colagem e outras propostas para ajudar a estimular o desenvolvimento dos seus alunos, acesse a plataforma do Kinedu para educadores! Por lá, você poderá planejar suas aulas com atividades baseadas na idade e fase de desenvolvimento dos seus alunos.
Quem acompanha o Tempojunto sabe que enquanto a Patcamargo adora uma brincadeira de pega-pega, eu amo fazer trabalhos manuais com as meninas. Por um acaso, a Carol também gosta e por isso fica fácil. Com a Gabi, hoje com 2 anos e 9 meses, tenho feito atividades artísticas desde cedo. Talvez por isso, ela fique super animada quando eu tenho uma proposta nova, como um cantinho de materiais para fazer colagem.
Nas datas comemorativas, como páscoa e natal, você pode fazer atividades de recorte e colagem relacionados com o momento do ano. Você pode utilizar o desenho de um coelho branco e pedir que colem algodão para preencher seu contorno ou fazer a barba do Papai Noel.
Na nossa seleção, primeiramente, você vê sugestões de atividades de artes com colagem com o fim de recriar obras de artista importantes de nossa História. Isso é fenomenal, já que coloca a criança em contato direto com as artes. E, em seguida, há alguns projetos de arte super bacanas que podem trazer resultados incríveis.
Para começar essa atividade, explique aos seus alunos que eles irão criar uma colagem de formas geométricas. Pegue folhas de papel de diferentes cores e desenhe círculos, triângulos e quadrados de tamanhos diferentes. Incentive-os a desenhar círculos sozinhos, utilizando um dos desenhos como exemplo. Em seguida, recorte todas as formas e deixe que eles as colem livremente em uma cartolina, criando uma colagem grande e colorida. Durante o processo, revise o nome de cada forma e peça para os seus alunos repetirem. Essa atividade de colagem estimula a coordenação motora fina e ajuda a revisar os nomes das formas geométricas básicas.
Dentre os materiais utilizados para as atividades de colagem, o barbante e a lã são materiais que produzem excelentes resultados, por isso produzimos um artigo especial, mostrando este material e diversas outras técnicas de colagem para educação infantil. Você pode ler clicando aqui ou na imagem abaixo.
Por mais coisas que exista na internet, sem pagar nada por isso, sempre é bom ter algo físico nas mãos. Você nunca sabe quando a internet vai cair e também tem aquelas pessoas, como nós, que adoram cheiro de papel.
A gente pode não se dar conta, mas esta autonomia é uma super conquista! Conseguir rosquear a tampa para abrir a cola, espremer o tudo de cola, escolher como passar a cola no papel, escolher o que colar… tudo isso são habilidades que criança conquista com o tempo, a partir do momento em que apresentamos os estímulos adequados.
Dedicamos uma publicação a compilar alguns trabalhos de artes que fazemos em casa com nossa filha. São dicas e inspirações para que você também possa trazer um pouco mais de arte a seu lar! Visite:
As atividades de colagem desempenham um papel fundamental no desenvolvimento global das crianças. Ao permitir que explorem diferentes materiais, cores, texturas e formas, essas atividades estimulam a coordenação motora fina, a criatividade, a expressão artística e as habilidades cognitivas. Além disso, promovem o desenvolvimento da concentração, atenção e percepção visual das crianças.
Resumindo, colagem é muito legal para as crianças e faz muito bem. Seja na escola ou em casa, já que muitas mães fazem atividades com as crianças que ainda não estão em idade escolar.
Também, a colagem é uma técnica de arte, através da qual, podemos ensinar às crianças muito sobre simetrias, formas e figuras geométricas. Qualquer material que tenhamos em casa pronto a ser descartado pode ser bem vindo para realizar a tarefa: papeis, revistas, botões, palitos… E, claro, tesoura e cola.
Pensando nisso, separamos algumas atividades de colagem para educação infantil, com o intuito de incentivar a criatividade e desenvolvimento motor dos pequenos! Todas essas atividades foram pensadas por especialistas em desenvolvimento na primeira infância e podem ser encontradas na plataforma do Kinedu para educadores, e também no app do Kinedu para pais. Confira!
Outra coisa legal de trabalhar com a colagem é que ela ajuda na criatividade das crianças, onde as diferentes formas dos objetos fazem as crianças pensarem em como utilizá-las.
Que bom que gostou Edite! A criatividade estimula ainda mais as crianças no momento da atividade. Invista em sempre levar somente o melhor para sala de aula, assim é sucesso garantido! Nos visite sempre, estamos sempre com novidades!
Compilamos, nesta publicação uma série de incríveis atividades de recorte e colagem que podemos fazer com as crianças em casa ou na escola. Antes de propor qualquer uma delas, tenha em conta a fase de desenvolvimento da criança e as habilidades a serem trabalhadas. Escolha os materiais necessários. Se a criança já estiver em idade que possa participar de todo o processo de criação, melhor apenas propor-lhe o desafio. Deixe que ela tome decisões como materiais, cores e texturas a serem utilizados em sua arte.
Vamos propor uma colagem com papeis em diferentes tons, texturas, com letras ou não, desenhos impressos ou não. No espaço de uma folha de papel, a criança deve organizar formas e cores, buscando uma harmonia entre elas.
Não podemos deixar de citar que todo trabalho psicomotor é um requisito fundamental para o processo de alfabetização da criança, onde a coordenação motora fina será utilizada.
Primeiro imprima uma ou mais imagens de obras de Kurt Schwitters (além de uma breve biografia do artista, deixarei várias obras dele, ao final da publicação, para você escolher e imprimir). Eu escolhi esta:
Por exemplo, é possível trabalhar com imagens que representam obras de arte de um artista específico, como pintores famosos (Tarsila do Amaral, Salvador Dalí, Portinari etc.).