Na escala de tempo geológico, o Proterozoico (do grego (proteros = anterior) + (zoikos = de animais)) é o éon que está compreendido entre 2,5 bilhões e 542 milhões de anos, abrangendo quase metade do tempo de existência da Terra.
O éon Proterozoico é a mais nova das duas divisões do tempo Pré-cambriano, o mais velho é o Arqueano. O Proterozoico estendeu-se de 2.
O Período Cambriano (541–485.
Foi nesse éon que surgiram os primeiros seres eucariontes, as algas verdes e as algas vermelhas. Os continentes estavam unidos em uma única massa continental, chamado de Rodínia, o qual se fragmentou ao final deste éon, formando os continentes Laurentia e Gondwana.
A Era Cenozoica começou há 65 milhões de anos e dura até o presente. Significa "vida nova" e também é conhecida como a Idade dos Mamíferos. É nessa era que surge o homem atual, o Homo Sapiens e a tecnologia.
A Era Paleozoica ocorreu entre 542 a 241 milhões de anos atrás. Entre os fatos marcantes dessa fase na Terra está o primeiro registro de ocorrência de animais com partes minerais, conchas e carapaças.
Começando há cerca de 200.
O aparecimento do homem foi um dos fatos mais importantes do quaternário, o último e mais breve dos períodos da era cenozóica. O período quaternário, também denominado antropozóico, é o mais recente da história da Terra e abrange, segundo alguns geólogos, 1,6 milhão de anos.
Na escala de tempo geológico, o Holoceno ou Holocénico é a atual época do período Quaternário da era Cenozoica do éon Fanerozoico que se iniciou há cerca de 11,65 mil cal anos antes do presente, após o último período glacial, que concluiu com o recuo glacial holocênico./span>
O Éon Fanerozóico se divide em três grandes Eras: a Era Paleozóica (=vida antiga), de 542 a 251 milhões de anos atrás; a Era Mesozóica (=vida intermediária), de 251 a 65 milhões de anos atrás; e a Era Cenozóica (=vida recente), de 65 milhões de anos atrás até o presente. ...
Estas criaturas são da época dos dinossauros
período Triássico
Resposta. Período Proterozoico da Era Pré-Cambriana: o surgimento de protistas (algas e protozoários), animais (como poríferos e cnidários), e outros seres multicelulares./span>