Manual de enfermagem – instrumento que reúne, de forma sistematizada, normas, rotinas, procedimentos e outras informações necessárias para a execução das ações de enfer- magem.
A elaboração do manual deve seguir as etapas: diagnóstico da situação, determinação dos instrumentos, implantação e avaliação. O regulamento da organização de saúde, o regimento da unidade de enfermagem, as rotinas e os procedimentos são alguns dos instrumentos que podem constar do manual.
O Manual de Normas e rotinas do serviço de enfermagem da Unidade de Atenção à Saúde da Criança e do adolescente -UASCA é uma ferramenta de gestão de qualidade, onde contém ações descritivas de técnicas e procedimentos relacionados ao cuidado do paciente.
MANUAL DE NORMAS E PROCEDIMENTOS Tem como objetivo descrever e detalhar o desenvolvimento ou a operacionalização das atividades que compõem os diversos sistemas funcionais da empresa.
Esse tipo de manual difere de um manual de usuário (ou manual do proprietário), que é entregue junto com o equipamento, e cujo objetivo é simplesmente orientar os usuários a usar o produto de forma adequada e segura, não trazendo informações sobre manutenção e reparos especializados do equipamento.
Manual de instruções, manual do usuário ou manual do utilizador é um folheto que ensina a operar um equipamento, um objeto, um software ou uma ferramenta. Muitas vezes o manual vem com imagens, para, não só ilustrá-lo, como ajudar na compreensão.
Como escrever bons procedimentos
O chamado POP (sigla para Procedimento Operacional Padrão) é um documento formatado como manual descritivo para a execução de tarefas e procedimentos. Servindo para informar aos profissionais envolvidos nos processos sobre as diretrizes de atuação, mantendo assim a padronização das atividades.
Como regra, os POPs devem conter:
Antes da utilização: - Lavar em água corrente fria; - Aplicar detergente com a utilização de esponja, esfregando todas as partes do utensílio; - Enxaguar em água corrente, de preferência quente, e escorrer.
O método mais tradicional para a limpeza higiene dos utensílios e peças de equipamentos é a lavagem com água e sabão. É indicado que após a higienização, os materiais sejam enxaguados em água corrente e depois imersos em água fervente por 15 minutos, garantindo uma desinfecção por calor.