Jogos recreativos são jogos lúdicos ou jogos populares que têm como objetivo divertir os jogadores. Recreativo é algo que dá prazer ou diverte.
Alguns exemplos de jogos recreativos mais conhecidos são pega-pega, esconde-esconde, pega-bandeira, bambolê, amarelinha, peteca, pipa, corrida com saco, adoletá, carrinho de mão, dança das cadeiras, etc.
Uma forma interessante de estimular os educandos é a utilização dos jogos recreativos. Por meio deles, os alunos conseguem se expressar, mostrar seus sentimentos, seus desejos, suas angústias. Aprendem a conviver e aceitar as diferenças, respeitando e ajudando-se mutuamente.
Resposta: A recreação teve sua origem na pré-história, quando o homem primitivo se divertia festejando o início da temporada de caça, ou a habitação de uma nova caverna.
Jogo é um termo do latim, "jocus", que significa brincadeira, divertimento.
Jogos cooperativos são dinâmicas de grupo que têm por objetivo despertar a consciência de cooperação e promover efetivamente a ajuda entre as pessoas. No jogo cooperativo, aprende-se a considerar o outro que joga como um parceiro, e não como adversário.
De 3 exemplos de jogos cooperativos e 3 exempls de jogos competitivos??
Jogos cooperativos: o que são e exemplos. Os jogos cooperativos são práticas que geram um ambiente de coletividade e ajuda entre os participantes. ... Esse tipo de jogo visa estabelecer relações de confiança e parceria em um clima descontraído, proporcionando o fortalecimento do grupo e a empatia entre as pessoas.
Dentre 20 exemplos de jogos competitivos, pode-se citar:
O esporte competitivo vai além da atividade física. Ele requer maiores habilidades motoras, treinamentos específicos, carga horária de treinamento elevada e compromisso com o esporte praticado. Está relacionado diretamente com a competição e com o ganhar e perder.
Os jogos competitivos abordam vários tipos de categorias, estimulando diferentes habilidades e que impulsionem o raciocínio. O foco é que todos trabalhem por um objetivo em comum! Jogos intelectuais, que utilizam reflexos rápidos, estratégicos e de raciocínio lógico são exemplos de jogos competitivos.
Sabemos que os jogos competitivos também têm seus proveitos, como o desenvolvimento das habilidades motoras, foco, disciplina, controle emocional, concentração etc., além dos benefícios comuns das atividades físicas.
O jogo caráter competitivo, traz alguns aspectos negativos (irritação;agressividade; frustração, etc) mas também percebemos aspectos positivos como estímulo e vontade de jogar, a descoberta de potencialidades e habilidades; estímulo motor; muitas vezes o aluno busca um“espelho” e tenta atingir uma meta (um aluno que é ...
2º-Os prejuízos ocorrem quando essa é praticada de maneira muito pessoal ou incitada a ser desonesta, como por exemplo o estresse gerado por uma cobrança excessiva pela vitória, bem como o uso da desonestidade em busca da vitória a qualquer custo, que é algo totalmente prejudicial.
A competição, quando trabalhada em excesso, diminui a auto-estima e aumenta o medo de falhar, reduzindo a expressão das capacidades pessoais e o desenvolvimento da criança. Um ambiente competitivo aumenta a tensão e a frustração, podendo desencadear comportamentos agressivos.
Os jogos COMPETITIVOS podem e são de extrema importância para a formação social do aluno, quando trabalhado da forma correta colabora para a construção de seu intelecto, seu caráter e cultura corporal.
Quanto aos pontos positivos dos jogos: a socialização, representação da escola, a alimentação. Como pontos negativos: falta do professor nas aulas de Educação Física, limitação do número de participantes, falta de local para treinamento e de transporte para os alunos.
Cooperar na hora de competir é conluio, no jogo, estraga o prazer de saber que venceu porque foi o melhor naquela partida. Competir na hora de cooperar é negativo; em vez de juntar forças em torno de algo comum e superior, acaba desviando-as e comprometendo-as.
→ Competição interespecífica : ocorre quando duas espécies diferentes que vivem em uma mesma comunidade disputam os mesmo recursos do ambiente. Exemplo: indivíduos que comem capim, como gafanhotos e o gado que competem pelo mesmo alimento; corujas, cobras e gaviões que se alimentam de pequenos roedores etc.
- Competição: Indivíduos da mesma espécie competem por recursos, tais como alimento, área e parceiros. Exemplo: Leões brigam por território.
As competições podem ser comerciais, afetivas, religiosas, políticas e esportivas, onde a vitória é representada pela conquista desejada ou através de recompensas, prêmios, títulos ou símbolos como troféus e medalhas.
cooperação é quando um grupo de pessoas agem em conjunto por uma finalidade em comum, já a competição é quando um individuo age de forma individual para conquistar a vitória.