Contactor ou contator é um dispositivo eletromecânico que permite, a partir de um circuito de comando, efetuar o controle de cargas num circuito de potência. Essas cargas podem ser de qualquer tipo, de tensão diferente do circuito de comando, e até conter múltiplas fases.
Contato Normalmente Aberto (NA): não há passagem de corrente elétrica na posição de repouso. Contato Normalmente Fechado (NF): há passagem de corrente elétrica na posição de repouso.
A1 e A2 é a alimentação da bobina de seu contator. L1, L2, L3, são os contatos de potência do seu contator. Contatos com final 1 e 2 são contatos auxiliares fechados.
Contatos de Carga Nota 1 – NO: Normaly Open, ou seja, Normalmente Aberto (NA). Nota 2 – NC: Normaly Closed, ou seja, Normalmente Fechado (NF).
O Contator Auxiliar pode multiplicar o número de contatos auxiliares, servem como interfaces e controlam todos os tipos de bobinas magnéticas, de forma compacta, de fácil manuseio e de verificar manualmente o seu funcionamento.
AC2: Refere-se partida e desligamentos, frenagem por contracorrente e partida por impulsos em motores de anéis. ... AC3: é relativa aos motores de gaiola cujo desligamento é efetuado com o motor em regime. No fechamento o contator estabelece a corrente de partida que é de 5 a 7 vezes a corrente nominal do motor.
Categoria AC1: No caso de cargas puramente resistivas a corrente elétrica do fechamento e da abertura do contator é igual a corrente nominal da carga, visto que não há transitórios, ou seja, a interrupção da corrente neste tipo de carga é fácil devido ao baixo fator indutivo.
A classe de utilização depende unicamente do tipo de carga e da forma que a carga é acionada, mas não depende de quantas vezes essa carga é acionada.
Corrente Nominal de Operação (Ie) Corrente que pode ser interrompida por um dispositivo de manobra, em condições normais de operação. Corrente Térmica ao Ar Livre (Ith) É a máxima corrente utilizada para testes de ensaio da elevação da temperatura ao ar livre, em 8 horas sob carga.
O contato de selo basicamente é uma lógica usada em comandos elétricos, que através do intertravamento elétrico de botoeiras pulsadoras, realiza a auto-alimentação do contator no comando elétrico.
As bobinas dos contactos são especificadas para tensões alternadas de 12, 24, 110, 127, 220, 380 e 440 V. Para as correntes contínuas, as tensões especificadas são de 12, 24, 48, 110, 125 e 220 V. Na foto abaixo temos a foto de um contator comum, para uso industrial.
A numeração dos contatos também segue uma convenção. Denotam-se com 1, 3 e 5 a entrada do circuito (linha). Denota-se por 2, 4 e 6 para o circuito de saída (terminal). ... Nos relés e contatores tem-se A1 e A2 para os terminais da bobina.
Funcionamento do contato de selo O botão que é usado para ligar o circuito é um botão pulsador sem trava, por motivos de segurança. Deste modo, quando o operador do circuito pressiona o botão para ligar o circuito, o botão fecha os seus contatos somente enquanto está pressionado.
1) Dimensionar o relé de sobrecarga para proteger o motor de 5cv, 220V/60Hz, IV pólos, supondo que o seu tempo de partida seja de 5s (partida direta). Pelo catálogo WEG de motores, tipo W21: In = 14A; FS = 1,15. Como FS >=1,15: Ir = 1,25*In, logo: Ir = 1,25*14 = 17,5A.
Formula
Tabelas de Motores, Fios e Cabos
Assim, temos a seguinte fórmula: P(cv) = U(V) . A potência está em cavalo-vapor, pois é a potência que sabemos a priori do motor. Tanto a tensão U e a corrente i são de linhas.