Cistos renais são lesões geralmente redondas, com conteúdo interno líquido, originárias nos rins. Podem, eventualmente, estar associados a doenças graves, que inclusive comprometem a função renal. Entretanto, na maioria das vezes, são do tipo simples, ou seja, cistos benignos que raramente complicam.
Os cistos hepáticos são pequenas bolhas cheias de líquido que surgem no fígado. Estima-se que cerca de 20% da população brasileira adulta tenha esse tipo de lesão, que pode aparecer por uma má formação vascular ou, às vezes, estarem relacionadas ao uso de contraceptivos orais por mais de cinco anos e anabolizantes.
Os cistos podem ter causa genética, podem ser causados por entupimento de um dos canais dos rins que filtram o sangue e produzem a urina, ou ainda por causa indeterminada. Na maior parte das vezes eles não apresentam sintomas, porém os cistos maiores podem causar dor lombar e sangramento microscópico na urina.
Conforme envelhecemos, nossos rins também diminuem a sua capacidade de funcionamento. Idosos chegam a ter rins 30% menores do que quando eram jovens. Por isso, não é de se estranhar que pessoas mais velhas possam ter taxas de até 60 ml/min sem necessariamente terem alguma doença nos rins.
O termo “cisto cortical” refere-se à localização anatômica. Quando se fala em cisto cortical é porque a lesão está na região mais superficial do rim, que é chamada de córtex. Já os cistos parapiélicos estão próximos à pelve renal.
O que é Rim Policístico e como Tratar. A doença do rim policístico é uma doença hereditária na qual crescem vários cistos de diferentes tamanhos no interior dos rins, fazendo com que aumentem de tamanho e alterem sua forma.
Assim, essas pessoas devem evitar o consumo excessivo de carnes, peixes, ovos e leite e derivados, pois são alimentos ricos em proteínas. O ideal é que o paciente com insuficiência renal coma apenas cerca de 1 bife pequeno de carne ao almoço e ao jantar, e 1 copo de leite ou de iogurte por dia.
A excreção de proteína excessiva tipicamente leva ao acúmulo de líquido no corpo (edema) e níveis baixos de albumina de proteína e altos níveis de gorduras no sangue. Os medicamentos e distúrbios que lesionam os rins podem causar síndrome nefrótica. As pessoas se sentem cansadas e apresentam inchaço (edema) do tecido.
Como prevenir as doenças dos rins?
Entre os exames que fazem o diagnóstico de insuficiência renal aguda estão: