Culto aos Pretos Velhos Cor de vela : bicolor preta e branca ou toda branca. Banhos de ervas: banho de guiné, banho de girassol, banho de rosa branca, banho de flores de alfazema, banho de sal grosso. Saudação: Saravá Pretos Velhos, maleme as almas!
A principal característica de um Preto Velho é a de conselheiro; para alguns, são como psicólogos, amigos e confidentes, para outros, são os que lutam contra o mal com suas mirongas, banhos de ervas, pontos riscados, sempre protegidos pelos Exus de Lei.
Datas e Cores Segunda feira, dia de maior regência, mas pode-se acender uma vela para eles em qualquer outro dia da semana. Cores: preto e branco, tanto em guias (colares), como vestimentas, e velas (metade branca e metade preto), ou apenas branca.
“Amado Pai Maior, de joelhos peço Vosso amparo divino neste momento. Envie Suas irradiações vivas e divinas e envolva todo meu espírito, remova todas as imantações e vibrações negativas para que, equilibrada e harmonizada, eu possa invocar o trabalhar com o mistério dos Pretos Velhos.
Assim como os outros Pretos Velhos, Vovó Maria Conga mostra que o amor de Deus, o respeito próprio, o respeito aos outros e a força de vontade de encarar o ciclo de reencarnação podem aliviar o sofrimento do karma e elevar o espírito para a luz divina.
Ligados geralmente à vibração de Omolu, costumam fumar cachimbo, realizar benzimentos com ramos de arruda, rezando com terço e aspergindo água fluidificada. As baforadas com fumo são, segundo a crença umbandista, para limpeza e harmonização das vibrações de seus médiuns e de consulentes.
Conheça o Preto Velho de cada signo