Anticódon é a denominação dada a cada trinca de nucleotídeos complementares às tríades de nucleotídeos encontrados no RNAm (códons ou codão). No processo de transcrição do DNA, obtém-se o pré RNAm (a partir da fita molde), que contém seqüências de nucleotídeos codificadores (éxons) e não codificadores (íntrons).
Os códons são trincas formadas pelas bases nitrogenadas (A, U, C e G). Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) As quatro bases nitrogenadas podem ter 64 diferentes combinações, existindo, portanto, 64 códons diferentes.
Códon de parada: Os códons UAG, UGA e UUA não correspondem a nenhum aminoácido. São conhecidos como códons de parada (Stop-códon) e marcam o fim do processo de síntese protéica.
O conjunto completo de relações entre códons e aminoácidos (ou sinais de parada) é chamado de código genético. ... Cada sequência de três letras de nucleotídeos do RNAm corresponde a um aminácido específico ou um códon de parada. UGA, UAA e UAG são códons de parada. AUG é o códon da metionina e também é o códon de início.
Os anti-códons na fita molde são identificados como grupos de três bases, da direita (extremidade 5') para a esquerda (extremidade 3'), ou seja, no sentido da síntese (confira a animação "As extremidades 5' e 3' e o antiparalelismo das fitas" para mais detalhes sobre como identificar as extremidades 5' e 3').
é considerado degenerado, porque há códons diferentes para um mesmo aminoácido. apresenta códons diferentes em cada espécie de ser vivo, o que explica a diversidade biológica. é dado pela seqüência de aminoácidos em uma proteína.
Quanto ao código genético, é correto afirmar que: a) as proteínas são transcritas a partir do RNA, que é traduzido a partir do DNA. b) tanto o DNA quanto o RNA das células eucariotas são moléculas de fita dupla. c) o RNA é transcrito a partir do DNA e é responsável pela tradução protéica.
Codon: Seqüência de três nucleotídeos do ácido ribonucleico mensageiro que, na síntese de proteinas, representa a codificação da informação genética para um determinado aminoácido ou para a terminação da cadeia polipeptídica.
A síntese de RNA (mensageiro, por exemplo) se inicia com a separação das duas fitas de DNA. Apenas uma das fitas do DNA serve de molde para a produção da molécula de RNAm. A outra fita não é transcrita. Essa é uma das diferenças entre a duplicação do DNA e a produção do RNA.
- RNA mensageiro (RNAm): é constituído por um filamento simples que contém sequências de bases nitrogenadas. Cada sequência de três bases é chamada de códon. Cada códon codifica um aminoácido de uma proteína.
No interior dos canais membranosos do retículo endoplasmático liso, há muitas enzimas que desenvolvem diversas reações químicas no metabolismo celular desencadeando a síntese de vários tipos de lipídios como os fosfolipídios, o colesterol e os seus derivados.
RNA mensageiro (RNAm) É sintetizado a partir do gene do DNA e migra para o citoplasma para se ligar ao ribossomo já ativo. ... O processo, resumidamente falando, consiste que a cada três bases sequenciais contidas no RNAm, chamadas de códons, forma-se um código de algum aminoácido que irá compor essa proteína.