Significado de Adulador adjetivo Que elogia em excesso (adula); que bajula; bajulador ou lisonjeador. substantivo masculino Indivíduo que adula; quem faz elogios em excesso.
substantivo masculino Adulador; aquele que elogia as qualidades de outra pessoa com algum tipo de interesse pessoal: o bajulador da empresa não consegue sua promoção. Puxa-saco; quem bajula, adula, enaltece exageradamente alguém. adjetivo Que enaltece, bajula, adula: funcionário bajulador.
Tome cuidado com o que fala, alinhe todos os pontos de seu trabalho, das atividades que desempenha e, principalmente, mantenha uma comunicação e um diálogo transparente com seu gestor, para que ele saiba exatamente a pessoa que você e lembre-se disso caso surjam rumores com o seu nome, vindos destes indivíduos ...
É o ato de bajular, palavra que vem do latin bajulare, que significa adular servilmente. Não é difícil encontrar quem é, foi ou conhece alguém que pratica a bajulação, essas pessoas são denominadas de puxa-sacos.
Puxa-saco. A expressão surgiu nos quartéis brasileiros. Era o apelido dado aos soldados de baixo escalão que tinham a obrigação de levar os sacos de suprimentos de seus superiores durante as viagens e campanhas.
Palavra comumente usada para expressar espanto, admiração, indignação. Em alguns casos, pode ser substituída por: caramba, cara, nossa, putz, etc.
Puxa é um verbo, com sentido de puxar. Exemplo: Ele puxa muitas caixas por dia. Já se for Poxa, no sentido de decepção,por exemplo "Poxa vida! Deu tudo errado." é uma interjeição.
Significado de Poxa interjeição Expressão de tristeza, de espanto, de aborrecimento, de susto: poxa, você foi demitido? poxa, você não precisava ter falado isso! Demonstração de admiração, de consternação. [Gramática] Pronuncia-se: /pôxa/.
Significado de poxa: Palavra usada como gíria, mas usada quando se está com raiva ou decepc...
As interjeições constituem uma classe de palavras cuja função é a de expressar surpresa, susto, hesitação, alegria etc. por parte do emissor do enunciado, além disso podem ser utilizadas também para chamar a atenção do interlocutor do texto.
Quando designa alegria, pode ser substituída pelas interjeições: eh, oba, viva.
Classificação das Interjeições
Exemplos das interjeições: Advertência: Cuidado!, Fogo!, Alerta!, Atenção!, Calma! Admiração: Puxa!, Nossa!, Que coisa!, Ual!, Céus! Afugentamento: Fora!, Xô!, Passa!, Sai!
Dor, lástima: ai!, ui!, que pena!, ai de mim!, ah!, oh! Dúvida: como assim?, o quê?, epa!, qual o quê?, peraí!, opa! Espanto: puxa!, uai!, ué!, mesmo?, oh! Saudação: olá!, alô!, salve!, adeus!
As interjeições, por outro lado, são uma espécie de "palavra-frase", ou seja, há uma ideia expressa por uma palavra (ou um conjunto de palavras - locução interjetiva) que poderia ser colocada em termos de uma sentença. Veja os exemplos: Bravo! Bis!
As interjeições são consideradas “palavras-frases” pois representam frases-resumidas, formadas por sons vocálicos (Ah! Oh!...Se a interjeição é uma palavra que expressa uma ideia, a locução interjetiva trabalha da mesma forma, por exemplo:
Classificação das interjeições
Animação ou Estímulo: Vamos!, Força!, Coragem!, Eia!, Ânimo!, Adiante!, Firme!, Toca! Aplauso ou Aprovação: Bravo!, Bis!, Apoiado!, Viva!, Boa! Concordância: Claro!, Sim!, Pois não!, Tá!, Hã-hã! Repulsa ou Desaprovação: Credo!, Irra!, Ih!, Livra!, Safa!, Fora!, Abaixo!, Francamente!, Xi!, Chega!, Basta!, Ora!