EQST

O Que Trauma Maior?

O que é trauma maior?

A palavra “trauma” é mais comumente usada para descrever uma lesão corporal que é grave, súbita e inesperada. As causas mais comuns de traumas maiores são: acidentes veiculares, atropelamentos, ferimentos por arma de fogo, ferimentos por arma branca, quedas de altura, queimaduras, afogamentos e agressão interpessoal.

Como deve ser os primeiros socorros em um trauma na região do tórax?

Efectuar uma compressão manual na zona, mas contínua, de modo a impossibilitar os movimentos dessincronizados em relação a parede torácica. Caso não seja possível manter a compressão manual, por exemplo, por necessidade de atender outras vítimas, deve-se colocar na zona afectada um peso de aproximadamente 4 a 5 kg.

O que é traumatismo toracoabdominal?

Decorrente de traumatismos fechados com compressão torácica ou abdominal ou ferimentos penetrantes da transição tóraco-abdominal. É mais comum à esquerda nos casos de trauma contuso.

O que é trauma de tórax fechado?

No trauma torácico fechado, o pneumotórax simples ocorre pelo escape de ar para o espaço pleural através de uma injúria pulmonar subjacente, causando um colapso gradual do pulmão ipsilateral, sem que ocorram deslocamentos mediastinais.

O que é contusão do tórax?

Contusão pulmonar é um hematoma de um pulmão que causa sangramento e inchaço. As pessoas têm dor, em geral devido à lesão na parede torácica, e muitas vezes sentem falta de ar. Os médicos fazem o diagnóstico com uma radiografia do tórax.

Qual a diferença entre pneumotórax aberto e fechado?

Normalmente, um pneumotórax fechado não ameaça à vida, exceto quando ele se torna um pneumotórax de tensão, que vamos discutir depois. Um “pneumotórax aberto” ocorre quando há uma abertura na parede torácica, que pode ser resultado de um trauma penetrante como um ferimento por arma de fogo ou uma facada.

Quais são os sinais e sintomas do trauma abdominal?

Muitas vezes, os si- nais e sintomas do choque, como palidez, sudorese fria, pulso rápido e fino ou ausente, cianose de extremidades, hipotensão arterial, são os únicos sinais do trauma abdominal, visto muitas vítimas estarem inconscientes, com sangramento invisível.

O que um chute na barriga pode causar?

As lesões penetrantes ou contundentes podem cortar ou romper os órgãos abdominais e/ou os vasos sanguíneos. Uma lesão contundente pode provocar acúmulos de sangue dentro da estrutura de um órgão sólido (por exemplo, o fígado) ou na parede de um órgão oco (tal como o intestino delgado).

Qual a importância do colar cervical em uma vítima de trauma?

No atendimento à vítima de trauma, a proteção da coluna cervical constitui a medida universal adotada pelo profissional, e a primeira providência deve ser a estabilização manual. ... A finalidade principal e específica do colar cervical é proteger a coluna cervical de compressão.

Quando é indicada a imobilização?

INDICAÇÕES: Para mobilizar uma vítima para o dispositivo de imobilização ou transporte; para lateralizar uma vítima com suspeita de trauma vertebro- medular, com o objetivo de examinar a região posterior do tronco.

Para que serve a imobilização?

Serve para manter a posição do local machucado até que tudo esteja bem novamente. A posição mantida pelo gesso é a de repouso ou de redução, no caso das fraturas, para que o osso fraturado não se mova.

Quando utilizar o Ked?

O KED foi idealizado e criado para a extricação de vítimas de veículos automotores, nos casos em que não é possível estabilizar seguramente o paciente em prancha longa, devido à sua posição dentro do veículo. O objetivo é estabilizar a coluna vertebral antes de proceder à imobilização completa em prancha longa.

Quando é contraindicado o colar cervical?

No atendimento a um paciente politraumatizado, o colar cervical é um dispositivo importante para a imobilização, pois limita os movimentos da coluna cervical e ajuda a sustentar o pescoço, protegendo a coluna de compressão. No entanto, seu uso é contraindicado quando: ... houver sangramento na região do pescoço; E.