Graças à cafeína, o chá-mate fornece energia e ajuda na concentração para realizar atividades diárias. A bebida contém menos cafeína do que o café, mas mais do que outros tipos de chá, como o chá preto, por exemplo.
Há quem diga que o chá-mate tem mais ou a mesma quantidade de cafeína do café, mas não é bem verdade — isso dependerá da forma e do tipo de solo que é cultivado. No geral, 240 ml de chá-mate têm cerca de 27 a 35 mg de cafeína.
Ambas as plantas possuem teores consideráveis de cafeína. Uma xícara de café, por exemplo, contém aproximadamente 80 – 115 mg de cafeína, enquanto que a mesma quantidade de chá-mate (ou chimarrão) contém cerca de 40 mg de cafeína [9].
O consumo de chá mate além do um litro recomendado diariamente pode fazer mal. Isto porque ele é rico em cafeína que em grandes quantidades pode causar insônia, taquicardia e gastrite, pois aumenta a secreção gástrica.
Benefícios erva-mate
Os efeitos mais comuns são pela permanência dos efeitos hipnóticos durante o dia, como a sedação, a sonolência, a sensação de ressaca, a lentificação mental e dos reflexos. Em idosos, esse estado pode provocar quedas e fraturas ósseas, gerando consequências graves.