Tecidos vasculares (de condução) São responsáveis pelo transporte das seivas bruta e elaborada. Existem dois tipos destes tecidos: o xilema e o floema. O xilema (ou lenho) é o principal condutor da seiva bruta (água e nutrientes) das raízes até as folhas da planta.
Existem dois tipos de tecidos vasculares: o xilema e o floema. O xilema é o principal condutor de água e nutrientes (seiva bruta) das raízes até as folhas da planta. O xilema é composto principalmente por dois tipos de célula: os elementos de vaso e os traqueídes.
Esclerênquima células formam tecidos esclerênquima. Estas células têm paredes secundárias espessas, duras que são encaixados com lignina. Na maturidade, a maioria das células de esclerênquima são mortos e função na estrutura e apoio.
As partes da planta são as raízes, as folhas, o caule, as flores e frutos. Cada parte desempenha uma função importante para o vegetal, assim como os órgãos do corpo humano.
Nessa estrutura, são encontrados os órgãos reprodutores da planta, o androceu (masculino) e o gineceu (feminino). A flor é um ramo modificado presente nas angiospermas. Essa estrutura é constituída por apêndices especializados, geralmente dispostos em círculos, denominados verticilos.
Características mais importantes da estrutura primária da raiz: zona cortical geralmente mais desenvolvida que o cilindro central. endoderme bem diferenciada, com células de paredes espessadas por suberina ou lenhina. feixes condutores simples e alternos.
Cada uma das raízes que compõem esse sistema apresenta as mesmas regiões: coifa, zona meristemática, zona de alongamento, zona pilífera e zona suberosa. A coifa: É uma estrutura de proteção, localizada na extremidade da raiz. Ela protege a zona meristemática, formada por células com grande atividade de divisão celular.
Em uma raiz podemos identificar:coifa,zona de multiplicação celular,zona de regulamento,zona pilifera e zona de ramificação.
Região meristemática: região onde se encontra o meristema primário e onde as novas células da raiz são produzidas. Essa região, no ápice da raiz, é revestida pela coifa, que se assemelha a um dedal.
Zona de ramificação- zona onde se localizam as raízes secundarias, que ajudam a fixar a planta ao solo.
Verificado por especialistas. São cinco regiões de uma raiz: Coifa, zona de crescimento, zona pilosa, ramificações e colo. Colo é a região mais próxima do meio externo, onde começa o caule externo.
O meristema apical da raiz corresponde a uma região de intensa proliferação celular. Logo acima do meristema apical há uma zona na qual as células se tornam alongadas, promovendo o crescimento em comprimento da raiz: é a chamada região de alongamento. E, por fim, há a zona pilífera, ou região de maturação.
A extremidade de uma raiz é envolta por um capuz de células denominado coifa, cuja função é proteger o meristema radicular, um tecido em que as células estão se multiplicando ativamente por mitose. É através desses pelos que a raiz absorve a maior parte da água e dos sais minerais de que precisa. ...
Esta região é caracterizada pela presença dos pêlos absorventes, também denominados pêlos radiciais ou radiculares. Esses pêlos são prolongamentos das células epidérmicas e têm como função absorver a água e os minerais necessários à vida da planta, aumentando, em muitas vezes, a superfície de absorção das raízes.
O absorvente ou penso higiénico é um produto de higiene íntima externo utilizado durante a menstruação. ... A sua função é absorver o sangue eliminado pela menstruação, evitando que este manche as roupas (sejam elas íntimas ou não) e assim cause constrangimentos.
O caule é uma parte da planta que tem principalmente a função de condução de substâncias e sustentação.
O caule está dividido em: gema terminal (estrutura responsável pelo crescimento do vegetal), nó (região por onde saem as folhas, ou flores, ou uma ramificação do caule), entrenó (região localizada entre dois nós) e gema axilar (produção de folhas ou ramo folioso).
As raízes comestíveis estão cheias de nutrientes vitais, como vitaminas, magnésio e fibras alimentares. Certamente você já conhece algumas das raízes comestíveis mais populares: cenoura, cebola, batata e outras.