“A Liberdade Guiando o Povo” é uma visão romântica sobre a Revolução Francesa de julho de 1830. Na altura, a França era governada pelo Rei Carlos X, que permaneceu no poder durante seis anos. Quando Carlos X tentou abolir a liberdade de imprensa e dissolver a recém eleita assembleia, teve início a revolução.
O quadro A liberdade guiando o povo, de Eugène Delacroix (1789-1863), é uma pintura que retrata a Revolução de 1830, importante acontecimento histórico ocorrido na França no mesmo ano em que a obra foi realizada.
3) O principal elemento da pintura que representa os ideais revolucionários é a luta armada contra os opressores para libertar os oprimidos, em busca da igualdade, liberdade e fraternidade, lemas da Revolução.
Eugene Delacroix (1789-1863) foi um pintor francês, mas apesar da sua formação clássica na Ecóle des Beaux Arts, suas obras não eram muito acadêmicas. ... A obra é vista hoje como um símbolo da Revolução Francesa, do poder do povo e como a união pode levar à mudança.
A liberdade guiando o povo
Eugène Delacroix retrata um movimento crucial da revolta: o rompimento das barricadas pelos rebeldes. O povo lutava por ideais nacionalistas e republicanos. A dramaticidade da obra é ampliada pela estrutura piramidal da pintura e pelo vermelho, branco e azul do tricolor da Liberdade no “pico” da pirâmide.
Eugène Delacroix
Franceses
Sua característica principal é a fixação do momento significativo de um gesto humano. Os arquitetos e engenheiros procuram responder adequadamente às novas necessidades urbanas, criadas pela industrialização. As cidades não exigem mais ricos palácios e templos.