Os plastos podem ser separados em duas categorias: cromoplastos (do grego chromos, cor), que apresentam pigmentos em seu interior. O cromoplasto mais frequente nas plantas é o cloroplasto, cujo principal componente é a clorofila, de cor verde. ... leucoplastos (do grego leukos, branco), que não contêm pigmentos.
Os plastídios, também chamados de plastos, são organelas celulares encontradas em células vegetais que apresentam funções de fotossíntese, síntese de aminoácidos e ácidos graxos, além de armazenamento. ... Os cloroplastos são os plastos mais conhecidos e apresentam a coloração verde graças à presença de clorofila.
glioxissomos-são organelas menbranosas ausentes em animais e presentes em sementes e vegetais. peroxissomos-é um organito , envolvido por uma membrana vesicular ,presente no citoplasma,sobretudo em celulas animais.
Os peroxissomos são parecidos com os lisossomos, acontece que eles englobam algumas proteínas vindas do complexo de Golgi e enzimas de ribossomos livres no citoplasma que estão associadas ao seu funcionamento. Esta organela se forma por auto-replicação, diferente das mitocôndrias, pois não têm DNA próprio.
A insulina é responsável por manter o controle no sangue do açúcar ingerido através dos alimentos. Ela deixa de ser produzida quando há uma disfunção no pâncreas, o que pode causar o diabete.