Fossa das Marianas
O que causa a tripofobia Essa sensação de perigo é desencadeada sobretudo devido à semelhança entre o aspecto dos buracos com a pele de animais venenosos, como cobras, por exemplo, ou com vermes que causam doenças na pele, como calcanhar de maracujá.
Como se trata de uma condição não reconhecida, a tripofobia não possui um tratamento específico ou estudos que comprovem a eficácia dos métodos utilizados para tratar a fobia. “O que se acredita é que este tipo de transtorno não tem cura, mas que pode ser controlado”, explica Fabiana Alves.
O ideal é procurar um psiquiatra e pedir a alguém para imprimir algumas fotos pra você levar e especificar o tipo de imagem que te causa fobia. O tratamento pode incluir o uso de antidepressivos, ansiolíticos e psicoterapia do tipo TCC – terapia cognitiva comportamental associada à terapia gradual de exposição.
É por isso que existem todo o tipo de fobia, das mais comuns às mais estranhas.
filemafobia
8) Nictofobia e Acluofobia (Medo do escuro) A Nictofobia atinge crianças e é provocada pela ideia de bichos e monstros no quarto. Já nos adultos, a Acluofobia é provocada por algum trauma recente ou ser resultado da Nictofobia não tratada.