Lentes Divergentes são corpos transparentes limitado por duas superfícies refratoras com um eixo central em comum. Quando um raio luminoso paralelo atinge umalente, sofre uma refração mudando sua direção, essa refração nas lentes divergentes faz com que os raios se afastem do eixo central .
Lentes biconvexas: é um tipo de lente esférica que apresenta as duas faces convexas e possui os bordos mais finos do que a região central sendo chamada de lente de bordo delgado. Trata-se de uma lente convergente, ou seja, o seu foco imagem é real.
São dispositivos ópticos que funcionam pela refração da luz. Elas podem ser classificadas como convergentes e divergentes de acordo com o formato.
DISTÂNCIA FOCAL: Unidade de medida relativa à distância existente entre o centro óptico de uma lente e o plano de foco. A distância focal determina a relação de grandeza de um motivo e a área de cobertura de uma lente. Você deve conhecer como “zoom”. A distância focal define o campo de visão de uma lente.
A presbiopia, também conhecida como vista cansada ou síndrome do braço curto, é um problema de visão que faz parte do envelhecimento natural dos olhos. Ou seja, um processo comum que acomete a todos nós normalmente a partir dos 40 anos.
A presbiopia ou "vista cansada" é uma condição natural associada ao envelhecimento, em que o olho apresenta uma capacidade progressivamente diminuída para focar objetos próximos.
A presbiopia ocorre em um processo natural de envelhecimento do corpo. O cristalino é uma estrutura semelhante a uma lente, que muda sua forma para melhorar a focalização das imagens, principalmente ao enxergar algo próximo. Para isso, ele é movido pelos músculos ciliares.
Em um primeiro momento, não há de fato como prevenir a presbiopia, uma vez que se trata de uma condição normal em nosso organismo, resultante do envelhecimento dos nossos olhos....Quanto as formas de tratamento, podemos destacar:
Lentes Simples: adequadas para a correção da presbiopia em indivíduos emetropes, com baixo grau de ametropia e que não precisam de correção para a visão de longe. Lentes Bifocais: são normalmente prescritas para pessoas com presbiopia que necessitam também de uma correção para miopia, hipermetropia e/ou astigmatismo.
Aplicar um pano embebido em água morna nos olhos secos (com os olhos fechados) é um tratamento natural que pode ajudar a aliviar os sintomas de vista cansada. A utilização de lágrimas artificiais (colírio) pode também ajudar a minimizar o problema quando os olhos estão secos.
Visão embaçada: 5 motivos para isso acontecer
ÓCULOS OU LENTES DE CONTATO – Miopia, hipermetropia e astigmatismo são erros de refração e as causas mais comuns da visão embaçada. Eles acontecem quando a curva do olho fica no caminho da luz focando diretamente na retina – que processa os raios de luz em sinais que o cérebro consegue ler.
Procure sempre o conforto. O brilho do monitor também deve ser ajustado confortavelmente. Fazer pequenas pausas de duas em duas horas também ajuda bastante. Nesse período, tente passar pelo menos cinco minutos olhando para longe, admirando outras coisas que possam fazer parte do ambiente.
Conheça quatro exercícios para melhorar a visão noturna.
Algumas vitaminas e antioxidantes podem ajudar os olhos a enxergarem melhor de modo natural. É o caso da vitamina A e a luteína que ajudam a melhorar e ativar a visão. A luteína que está presente na camada da retina atua como filtro que protege contra danos causados pela luz do sol.
A seguir, o especialista aponta cinco alimentos que têm o poder de melhorar a visão.
Frutas vermelhas ou roxas: ricos em vitamina C. Esses nutrientes têm a função de antioxidantes e flavonoides. Ou seja, combatem os radicais livres e auxiliam na prevenção de perda de visão....1 – Frutas
As 9 vitaminas para os olhos essenciais são: vitamina A, E, C, B6, B9 e B12, B2, Luteína e Zeaxantina, Ômega-3, B1, e Zinco. Aquele ditado “Você é o que você come” faz total sentido....O que a deficiência de vitaminas para os olhos causam
4 alimentos que prejudicam a saúde dos olhos
Uma das principais causas dessa lesão é o estresse. "Quando a pessoa tem níveis elevados de estresse, a pupila dilata, o que desencadeia um mecanismo denominado bloqueio pupilar, levando ao aumento da pressão intraocular", explica o oftalmologista Vital Paulino Costa.
A pressão alta nos olhos surge quando existe um desiquilíbrio entre a produção de líquido ocular e sua drenagem, o que leva a um acumulo de líquido dentro do olho, que acaba aumentando a pressão ocular.
Entre os alimentos fontes de nutrientes para uma visão saudável estão: couve, repolho, espinafre, couve-de-bruxelas, aipo, abóbora, cenoura, pêssego, rabanetes, feijão-verde e beterraba. Embora uma nutrição equilibrada desempenhe um papel na prevenção de doenças e da saúde em geral, não é um tratamento para o glaucoma.
Dependendo do tipo de glaucoma e da intensidade dos sintomas, assim como da pressão ocular, o oftalmologista pode recomendar os seguintes tratamentos:
No olho com glaucoma, à medida que a doença evolui, as manchas vão aumentando e a visão vai-se deteriorando. Sintomas e sinais como olhos vermelhos, olhos lacrimejantes, fotofobia (sensibilidade à luz), dor nos olhos, dor de cabeça são também frequentes.
De acordo com especialistas, é mais ou menos assim que pacientes com glaucoma enxergam. Mas essa sensação se dá somente no estágio avançado da doença, que afeta o nervo óptico e pode atingir a visão periférica (do canto do olho) até a visão central, levando à amaurose, ou seja, à cegueira.