Na substância óssea esponjosa, as lamínulas ósseas, mais irregulares em forma e tamanho, se arranjam de forma a deixar entre si, espaços ou lacunas que se comunicam umas com as outras e que, a semelhança do canal medular, contém medula. As lacunas entre as lamínulas ósseas são chamadas de trabéculas ósseas.
O osso longo tem duas extremidades, que são em geral articulares. O osso do corpo é chamado de diáfise, e suas extremidades geralmente são chamadas de epífises.
Como fazer análise morfológica? Para fazer uma análise morfológica, é preciso conhecer as classes gramaticais, como falamos, mas também é necessário analisar a palavra no contexto, já que algumas formas podem funcionar como pronome ou advérbio — muito, por exemplo — ou como substantivo ou verbo — jantar.
6 dicas de morfologia para melhorar seus textos
Análise sintática e morfológica
Classe gramatical é um conjunto que classifica determinada palavra. Elas são dez: substantivo, verbo, adjetivo, pronome, artigo, numeral, preposição, conjunção, interjeição e advérbio. As classes gramaticais são divididas em variáveis (aquelas que variam em gênero, número ou grau) e invariáveis (as que não variam).
pronome Qual pessoa: quem poderia dizer? A pessoa que; o sujeito referido: o bolo foi o pai quem fez. Pessoa não especificada; alguém que: não encontrei quem fizesse o trabalho.
adjetivo Que se conseguiu abrir; que não se encontra fechado. Desobstruído; sem obstáculos; que possibilita a entrada e saída. Amplo; diz-se do espaço sem demarcações ou limites: espaço aberto.
Consultando o Dicionário Houaiss (Rio de Janeiro: Instituto Antônio Houaiss/Objetiva, 2001) e o Dicionário da Língua Portuguesa, da Porto Editora (em linha, Infopédia), verificamos que a locução adverbial «em aberto» é definida, no primeiro dicionário, como algo «não concluído, não terminado; não estabelecido ...
pronome Designa a pessoa que fala, escreve, age e/ou se refere a si mesma, normalmente, funcionando como o sujeito numa oração: eu estudo intensamente. [Gramática] Primeira Pessoa do Singular.
1 a minha pessoa, eu próprio, eu mesmo. Exemplo: Eu já pensei muito sobre esse assunto. A individualidade e modo de ser da pessoa humana: 2 individualidade, identidade, personalidade, caráter, característica, particularidade, especificidade, singularidade.
Em gramática, eu designa o pronome pessoal do caso reto da primeira pessoa do singular. Não é uma uma palavra dêitica, vazia de conteúdo semântico, que representa a pessoa que fala.