Podem ser sintomas relacionados a crises de ansiedade, como a agitação noturna, insônia e tremores. Porém, uma avaliação mais precisa e completa é necessária para um correto diagnóstico. Uma avaliação médica é necessária, como também exames laboratoriais para verificar dosagens hormonais e demais checagens.
Entretanto, existem outras diversas causas de tremedeiras, tanto desencadeadas por momentos de ansiedade, consumo de substâncias estimulantes, ou provocadas por doenças neurológicas e musculares, sendo que as principais são a doença de Parkinson, o tremor essencial e o tremor fisiológico exacerbado.
Propranolol e primidona são os medicamentos de primeira escolha. A dose inicial do Propranolol é de 20 mg, três vezes ao dia, podendo ser aumentado até 240 mg ao dia, avaliando-se sempre a frequência cardíaca e as contraindicações ao uso de betabloqueadores.
Tremor de ação: ocorre enquanto mantém voluntariamente uma posição contra a gravidade (tremor postural e ortostático) ou durante qualquer movimento voluntário (tremor cinético).
O tremor de repouso é aquele que ocorre quando o segmento corporal está relaxado ou fora da ação da gravidade e que desaparece com ato motor voluntário. Costuma ser encontrado na doença de Parkinson (que é a causa principal), no parkinsonismo plus, no parkinsonismo heredodegenerativo e no parkinsonismo secundário.
Tipos de tremores
Raiva intensa, fome extrema ou privação do sono podem fazer tremer as mãos. Isso é conhecido como tremor fisiológico. Baixo nível de açúcar no sangue: ou hipoglicemia. Ela aciona a resposta natural do seu corpo de estresse e faz você instável.
A bradicinesia faz com que a pessoa tenha dificuldade em realizar movimentos voluntários e promove a lentificação de reflexos e movimentos do corpo. Ela atinge pernas e braços, assim como mãos e rosto. Até a velocidade do piscar de olhos fica reduzida.
Tratamento – Como é feito o Tratamento do tremor essencial?