Como preparar as embalagens para a devolução Imediatamente após esvaziar a embalagem no tanque do pulverizador, deve ser realizada a tríplice lavagem ou lavagem sob pressão das embalagens vazias. Este procedimento, além de minimizar o desperdício de produto, possibilita que a embalagem seja reciclada.
Destino certo para as sobras pós-consumo de agrotóxicos. Os agricultores de todo o país que precisarem devolver sobras de defensivos agrícolas utilizados em suas plantações podem contar com o Sistema Campo Limpo para dar o destino ambientalmente correto a esses materiais.
A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) estabelece como obrigatoriedade o correto descarte de medicamentos. No caso dos remédios, a chamada logística reversa funciona com as farmácias e drogarias aceitando medicamentos vencidos para encaminhá-los ao seu destino final sem risco de contaminação.
O descarte das embalagens de agrotóxicos limpas e prontas para devolução deve ser feito em postos de recebimento indicados pelo revendedor no corpo da nota fiscal.
Para que o descarte seja feito, é recomendado que você procure a Secretaria de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária do seu município, pois esses órgãos têm competência para dar a assistência necessária e prestar informações sobre o que fazer para descartar um produto vencido adequadamente.
Emita uma nota fiscal dando saída nos produtos, utilizando para tanto o CFOP 5.
Restos de frutas, verduras, legumes, sementes, borra de café, cascas de ovo e até sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) podem ir na composteira. De quebra você ainda pode aproveitar e compostar materiais como saquinhos de chá, serragem, gravetos, papelão, papel toalha e palitos de fósforo.
Faça compostagem em casa.
Como descartar corretamente o lixo orgânico? A maneira mais eficiente e sustentável de reciclar o lixo orgânico é por meio da compostagem, processo que o transforma em adubo. Além disso, é possível transformar os resíduos em húmus, adubo orgânico de alta qualidade, e em pesticida natural.
– Estude o uso de objetos duráveis no lugar dos descartáveis; – Revise texto no computador antes de imprimir; – Não aceite folhetos na rua ou no carro, se não forem do seu interesse; – Seja racional no uso da água quando for tomar banho, ao escovar os dentes, fazer a barba, lavar o quintal ou o carro.
Em casa: É importante ter um recipiente só para o plástico. Por preguiça e até mesmo “falta de tempo”, algumas pessoas preferem misturar todo o lixo, mas não custa um segundo descartar o plástico em uma lixeira ao lado.
O aparelho celular, o liquidificador, a caixa de som e outros aparelhos que foram substituídos por modelos mais novos, contam com circuitos eletrônicos que não podem ser descartados no lixo comum. Por isso, os eletroeletrônicos usados ou quebrados precisam ser entregues em postos de coleta especializados.
Que embalagem é essa? Papel
Para reciclagem do aparelho, devolva ao fabricante ou procure pontos de coleta de reciclagem de eletrodomésticos. Você também pode utilizar nosso serviço de coleta em casa. Mas lembre-se, sempre opte pelo descarte consciente, respeitando o meio ambiente!
O descarte de carregadores de celular pode ser feito nos postos de coleta de reciclagem de celulares, geralmente presentes em sedes de venda de aparelhos celulares, como lojas de operadoras de telefonia móvel. Se isso não resolver, tente contato para enviar os resíduos ao fabricante do aparelho.
Em São Paulo, por exemplo, a Operação Cata Bagulho recolhe eletrodomésticos quebrados ou abandonados. Basta ligar para 156 e no dia certo deixar o material na porta de casa. Se você estiver no Rio de Janeiro, fale com a Comlurb pelo 1746. Já em Belo Horizonte, ligue 156.
Os Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (até 1 m³), grandes objetos (móveis, poda de árvores etc.) e resíduos recicláveis. Nos Ecopontos, o munícipe poderá dispor o material gratuitamente em caçambas distintas para cada tipo de resíduo.
Neste sentido, existem alguns pontos de coleta de lixo eletrônico espalhados pelo Brasil, desde empresas específicas até cooperativas de reciclagem. Uma boa dica é procurar serviços desse tipo em sua cidade antes de simplesmente jogar o aparelho de TV no “meio da rua” e esperar a coleta de lixo municipal passar.
Como descartar uma TV antiga Se a TV estiver em boas condições e o usuário apenas deseja troca-la por uma mais moderna, é possível: Doa-la para outra pessoa, uma empresa ou uma instituição; Vendê-la ou troca-la por um outro bem de consumo; Entrar em contato com o fabricante, para que este faça a logística reversa.
O que fazer? Se a sua TV de tubo está quebrada, você pode tentar consertá-la em algum local que ofereça esse serviço. Depois disso, se for trocar o aparelho da sua casa, você pode doar o antigo para instituições de caridade, mas sempre verificando se haverá posterior destinação correta.
Reutilize sua televisão antiga na decoração Outra dica é transformá-la em uma cama para pets, como cachorros ou gatos, que pode ser pintada, e depois forrada com almofadas, para garantir mais conforto ao seu animalzinho de estimação.
Se não for possível vender ou doar para pessoas próximas caso a TV ainda esteja funcionando, uma das alternativas é contatar o fabricante do aparelho, pois a legislação brasileira (Art. 33 da Política Nacional de Resíduos Sólidos) obriga a empresa fabricante a estruturar e implementar sistemas de logística reversa.
Em uma TV em cores o tubo possui três canhões eletrônicos, um para cada cor primária da luz (verde, azul e vermelho), é como se fossem três tubos. A tela por sua vez, é composta por inúmeros pontos triplos, fosforescente, que emitem luz ao serem atingidos pelos feixes de elétrons.
É necessário limpar bem a televisão com água ráz ou removedor para retirar toda a sujeira e gordura acumuladas ,e depois passar uma lixa bem fina para retirar a tinta original . Recomendo uma lixa d'água n°600 e depois uma n°1200,que fará a superfície ficar bem lisa .