Muitos automóveis que não possuem o ESC oferecem um outro controle eletrônico, o ASR, três letrinhas que significam “controle de tração”. Procure a sigla no painel do seu carro: se ela estiver lá, significa que existe um controle eletrônico que atua quando as rodas tendem a girar em falso.
O que significa ASR, BAS e ABS? Alertado por sensores da tendência de uma ou duas rodas girarem em falso, ele interfere no funcionamento do motor atuando eletronicamente para reduzir potência até que as rodas parem de girar em falso. O ASR evita assim este fenômeno que se chama “destracionamento”.
Controle de tração (ASR): não deixa as rodas motrizes patinarem nas acelerações, garantindo mais eficiência, segurança e economia. Servofreio de emergência (BAS): reconhece a frenagem em situação de emergência e ajuda a reduzir a distância de parada do veículo.
O ASR (Anti Slip-Regulation) também conhecido por TCS (Traction Control System) nada mais é do que o controle de tração do veículo, o qual tem a função de controlar o sistema para que não ocorra descontrole do carro por falta ou excesso de tração do carro.
O Novo Fox conta também com o ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração –, que auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica.
Desligá-lo só em caso de superfícies cobertas de neve ou areia, ou para fazer drifting.
O controle de tração ou TCS (traction control system) é um sistema eletrônico que evita o giro em falso de uma ou mais rodas de tração de um veículo através dos freios ABS. ... O TCS pode ser desativado em alguns veículos, sendo também utilizado em conjunto com o ESP em modos de condução pré-programados ou personalizados.
O controle de estabilidade é considerado por especialistas como a maior inovação em segurança automotiva depois do cinto de segurança. Ele age para evitar acidentes antes que os airbags de seu carro, por exemplo, precisem entrar em ação.
Para saber se um veículo tem o controle de estabilidade, uma maneira bem simples é procurar no painel por uma tecla com o desenho de um carro como se estivesse derrapando. Esse botão é responsável por desabilitar o equipamento e, caso esteja presente, significa que o automóvel está equipado com a tecnologia.
No segmento de SUVs compactos, o Honda HR-V chama atenção por sua estabilidade e conforto, ainda mais com direção e controle de estabilidade conectados. O crossover se mantém bem neutro nas curvas e garante controle e conforto ao condutor, que tem um carro bem estável à mão.
É um carro seguido por duas linhas sinuosas para representar um veículo em derrapagem. Ele tem uma cor laranja e acende quando você liga como as outras luzes de aviso e apaga quando seu hyundai santa fe é ligado.
AFU, BAS, BA, EBA, PBA (auxílio a frenagens de emergência): aplica força total nos freios em casos emergenciais. ... Ele distribui a força aplicada pelos freios nos eixos dianteiro e traseiro. Continua após a publicidade. ASR, TCS, VSA (controle de tração): impede que as rodas girem em falso em arrancadas.
Trata-se do Braking Assist System, iniciais de Sistema de Assistência à Frenagem. Ou AFU (“Assistance au Freinage d'Urgence”) nos carros franceses. As letras são as mesmas, mas sua finalidade é outra: é um sistema auxiliar que reforça a pressão no freio quando seus sensores percebem uma freada de urgência.
A função XDS é uma extensão do bloqueio eletrônico do diferencial. O XDS não reage à patinagem, mas sim ao alívio da roda dianteira do lado interno da curva em curvas rápidas. O XDS exerce pressão sobre o freio da roda do lado interno da curva, para impedir uma derrapagem.
Nos freios, o sistema de ABS com assistência de frenagem (BA) da Nova Nissan Frontier garante a variação da força de frenagem para evitar a falta de aderência dos pneus ao chão, enquanto o controle eletrônico de frenagem (EBD) determina quanta força deve ser aplicada a cada roda para parar o veículo a uma distância ...
"O sistema FEB* utiliza um sensor de radar (A) localizado na frente do veículo para medir a distância do veículo à frente e na mesma faixa." ... Vale lembrar que o Kicks Nacional tem apenas o sensor de colisão frontal, ou seja, fica devendo o de identificação de pedestres.
Uma frenagem sob controle evitando a derrapagem, utiliza um espaço menor para parar que outra onde as rodas se travam. Esta é a primeira grande vantagem do sistema ABS ao impedir o travamento das rodas. ... O sistema ABS ao impedir o travamento, o mantém durante todo o tempo no controle do veículo.
ABS é a sigla para Anti lock Braking System, ou sistema de freios antitravamento, em bom português. Ele atua por meio de uma bomba e de sensores que medem o tempo todo o movimento das rodas. ... Rodas travadas podem até parar o carro em distâncias menores que as de um carro com ABS, mas os pneus ficarão quadrados.
A diferença existente entre o freio convencional e o freio ABS, é que o segundo conta com um sistema eletrônico que controla e altera a intensidade de frenagem em cada roda para impedir que elas travem. ... Nos veículos sem sistema de freio ABS as rodas param mas são arrastadas, ocorrendo a chamada derrapagem.
O profissional explicou, ainda, que ao se acender, a luz só indica que o sistema eletrônico o ABS deve ter entrado em pane, mas que o carro continua contando normalmente com os freios. Que só exige mais atenção do motorista pois o sistema anti-bloqueio não vai funcionar numa freada de emergência.