Atualmente, no entanto, um tabernáculo costuma significar o local onde são guardados os objetos que são típicos dos rituais eucarísticos (as hóstias sagradas, por exemplo), numa espécie de cofre que é colocado no altar das igrejas.
Todas as tábuas do tabernáculo e seus móveis eram feitos com essa madeira, exceto a pia (cobre) e o castiçal que era de ouro maciço. ... De ouro maciço era o Candelabro, o Propiciatório (tampa da arca) e os dois querubins. Simboliza a glória de Deus, sua realeza e divindade de Cristo.
Cerca de 200 anos depois que Moisés construiu o Tabernáculo, Davi trouxe a arca para cidade do rei e a colocou numa tenda. ... O Templo seguia alguns princípios do Tabernáculo, porém Salomão fez outros acréscimos. Ele mandou trazer da cidade de Davi a Arca da Aliança e a tenda e as colocou no Templo.
A Arca estaria guardada numa capela da Igreja de Santa Maria de Sião da cidade de Aksum, no norte da Etiópia, onde um único sacerdote pode vê-la. A narrativa dessa tradição etíope encontra-se no Kebra Negast, o Livro da Glória dos Reis da Etiópia.
Muitos pesquisadores afirmam que a Capela de Rosslyn, na Escócia, poderia ser o paradeiro de descanso da Arca da Aliança, bem como do Santo Graal. Essa ligação vem principalmente do fato de que a capela foi desenhada, no século 15, com base na arquitetura do Templo de Salomão, onde a arca foi originalmente armazenada.
Segundo a Bíblia, as tábuas com os Dez Mandamentos originais estão encerradas na Arca da Aliança. Cientistas dão uma de Indiana Jones para tentar encontrar a relíquia. ... Segundo relatos bíblicos, a arca foi construída no século 13 a.C., por ordem de ninguém menos que Moisés para guardar as tábuas dos Dez Mandamentos.
Quais são os dez mandamentos da lei de Deus?
Os Dez Mandamentos
A enumeração rabínica, 613 mandamentos Segundo os Judeus, a Lei de Deus dada e promulgada sobre o monte Sinai através de Moisés é Una, Eterna e Imutável. Constitui-se na expressão perfeita e invariável da vontade de Deus. Os "Dez Mandamentos" são a síntese da Torá.
Diz apenas: “Quem dentre vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. ... Penso que Jesus, naquele momento, escrevia no chão os pecados dos que iriam apedrejar a mulher. Por extensão, estava escrevendo ali os pecados de toda a humanidade, inclusive os meus e os seus.
De acordo com o evangelho, a Virgem Maria e São José levaram o Menino Jesus para o Templo de Jerusalém quarenta dias depois do nascimento para completar o ritual de purificação de Maria após o parto e para realizar a redenção do primogênito, de acordo com a Torá.