Deve ser utilizado preferencialmente em câmara escura ou caixas de revelação. O filme tem contato com uma solução reveladora que torna a imagem invisível em visível, atuando sobre os sais de prata sensibilizados pelo Raio X. Soluções para revelação – podem ser adquiridos prontos para o uso.
Os componentes químicos do revelador, interruptor, e fixador utilizados na revelação são classificados como. HIDROQUINONA; CARBONATO DE SÓDIO; METOL; SULFITO DE SÓDIO; BROMETO DE POTÁSSIO; HIPOSSULFITO DE SÓDIO; SULFITO DE SÓDIO; ALÚMEN DE POTÁSSIO; ÁCIDO ACÉTICO.
O filme radiográfico compreende quatro componentes básicos: Uma base plástica, feita de acetato de celulose claro e transparente que atua como um suporte para a emulsão, mas não influi na imagem final. ... Uma camada protetora de gelatina transparente para proteger a emulsão de acidentes mecânicos.
Quatro processos são necessários para a obtenção do filme: Revelação, Fixação, Lavagem e Secagem.
É realizado manualmente pelo operador dentro da câmara escura. Ocorre em cinco etapas, na seguinte ordem: revelação; interrupção; fixação; lavagem; secagem.
A sequência correta de processamento de películas radiográficas é: A. fixador; revelador; água; água destilada; B.
Dependendo do equipamento e da temperatura de operação, a processadora automática requer apenas 4 a 6 minutos para revelar, fixar, lavar e secar o filme.
PROCESSO DA REVELAÇÃO Os reveladores são soluções alcalinas, e as fórmulas mais utilizadas são à base de metol e hidroquinona. Interruptor A função do interruptor é neutralizar a ação da solução reveladora presente na emulsão, além de tornar o meio gelatinoso ácido, preparando-o para o fixador, que também é ácido.
Os aspectos que influenciam a nitidez das imagens são:
Quanto menor a densidade, menor é a qualidade da imagem. O controle desse fator é feito de acordo com a quantidade de raios-x emitida. Aspectos como a espessura da estrutura anatômica a ser examinada, bem como a distância entre o foco e o receptor também interferem na densidade.
Quanto maior esta variação, maior o contraste. Quanto menor esta variação ou menor a diferença de densidade de áreas adjacentes, menor o contraste. ... Assim, maior kV produz menor variação na atenuação (absorção diferencial), resultando em menor contraste.