Transtornos Afetivos – Segundo a “Classificação Internacional de Doenças” Transtornos nos quais a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto, no sentido de uma depressão (com ou sem ansiedade associada), ou de uma elação.
O Transtorno Afetivo Bipolar é uma doença que caracteriza-se por episódios repetidos, nos quais o humor e os níveis de atividade do paciente estão significativamente perturbados.
TRANSTORNOS DO HUMOR – Transtorno Bipolar do Humor
F31.
A Doença Bipolar, tradicionalmente designada Doença Maníaco-Depressiva, é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, com crises repetidas de depressão e «mania». Qualquer dos dois tipos de crise pode predominar numa mesma pessoa sendo a sua frequência bastante variável.
Talvez na relação com uma pessoa bipolar, a imprevisibilidade e a inconstância (os altos e baixos), tragam situações de estresse e desgaste a mais, mas também a intensidade com que as pessoas bipolares se entregam nas coisas que fazem podem trazer momentos muito bons e gratificantes na relação.
Dicas para lidar com pessoas bipolares
O indivíduo acometido pelo transtorno bipolar de humor, antes de tudo é uma pessoa como qualquer outra. Assim, esta pessoa pode se apaixonar por quem ela sentir atração, visto que o segui transtorno não atrapalha o fato dela conseguir ter sentimentos por alguém.
O Transtorno Bipolar compromete, inicialmente, conexões nervosas e, ao longo da doença, há perda de células e atrofia de regiões específicas do cérebro. A perda de conexões, em neuroquímica, é associada com degeneração.
No transtorno Bipolar as principais causas que levam a uma internação psiquiátrica são as fases de mania no qual os pacientes podem ficar muito agitados e se colocam em risco devido a euforia, ou a depressão que pode levar a ideação suicída.
"A bipolaridade é uma doença extremamente variável e não tem uma regra. O relacionamento amoroso, por exemplo, depende da gravidade da doença e do momento da doença, explica o psiquiatra Elie Cheniaux, coordenador do laboratório sobre transtorno bipolar da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
– Muitas pessoas ainda acham que depressão é frescura, especialmente quando há quadro de mania. Evite qualquer tipo de preconceito ou suposições que façam a pessoa se sentir uma fracassada, preferindo sempre mostrar que você está o lado do bipolar; – Caso o indivíduo ameace se suicidar, jamais duvide dele.
Outra característica é a desinibição sexual, que pode ser tão intensa, fazendo com que o bipolar corra o risco de trair a namorada ou esposa - diz. O quadro depressivo também pode fazer parte do cotidiano dos homens e afetar o namoro, pois nessa fase a libido do homem pode diminuir.
Não é verdade que pessoas com transtorno bipolar seja mais criativo ou inteligente. Mas na fase de mania o sujeito bipolar tende a exercer um número maior de atividades. O que gere este sentimento de ter mais habilidades.
Oscilações de humor são comuns em nossas vidas, mas o que diferencia as pessoas bipolares é a intensidade dessas oscilações. Por isso a importância do correto e rápido diagnóstico da doença. A boa avaliação também é importante para que o transtorno bipolar não seja confundido com outras doenças.
É preciso fazer o tratamento para os dois transtornos. Em geral, a estabilização do humor precede o tratamento para o TDAH. Uma vez que a mesma favorecerá uma melhora no quadro de desatenção e hiperatividade, se for o caso. Um bom psiquiatra poderá te auxiliar de forma adequada e assertiva.
6 casos extremos que necessitam de internação psiquiátrica
A internação psiquiátrica está reservada a casos nos quais o indivíduo perdeu sua capacidade de autodeterminação, ou a capacidade de se autogerir. Há situações que a perturbação mental coloca o indivíduo de tal forma alterado, que passa a representar uma ameaça a si próprio ou então para a sociedade.
A Lei 10.
Escolha um hospital especializado em saúde mental Nesse contexto, quem tem algum familiar ou amigo próximo com sinais de depressão deve encaminhá-lo urgentemente para avaliação e submissão à terapia.
A depressão pode ocorrer de diversas formas e graus de intensidade, podendo passar por estágios de depressão leve, moderada e severa. Esta última é conhecida como depressão profunda, considerada a fase mais grave da doença.
As internações pelo sistema SUS são encaminhadas pela UPA – Unidade de Pronto Atendimento em Saúde Mental. Os pacientes são hospedados em quartos com no máximo 6 ocupantes. As refeições são feitas no refeitório que dispõe de cozinha própria e refeição balanceada por nutricionista.
O primeiro passo para conseguir uma internação pelo SUS é passar em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Se sua cidade não tem CAPS, vá a um posto de saúde e se informe (provavelmente será agendada uma consulta com um médico psiquiatra). O dependente químico será avaliado e passará por tratamento.