adjetivo Que impõe algo com autoridade; que manda: fala imperativa. ... De natureza autoritária: pessoa imperativa. substantivo feminino Ação, modo de agir ou gesto, que manda, dá um direcionamento, um comando.
As frases imperativas são utilizadas para emissão de ordens, conselhos e pedidos. Levam ponto final ou ponto de exclamação e também podem ser afirmativas ou negativas.
1 autoritário, arrogante, despótico, dominador, imperial, imperioso, prepotente. Que é indiscutível: 2 categórico, contundente, decisivo, definitivo, esmagador, imperatório, impreterível, incontestável, indiscutível, inegável, injuntivo, obrigatório, peremptório, terminante.
adjetivo Que faz referência a interação; em que há ou ocorre interação. Comunicação. Que faz com que haja interação entre o indivíduo e a fonte e/ou emissor: celular interativo. [Informática] Cujo funcionamento acontece a partir da interação, através da troca de dados e/ou informações, com o usuário.
Característico e particular de iterar. Feito de novo, repetido, reiterado - realizado inúmeras vezes.
Arte interativa é a forma de arte que envolve, de algum modo, a participação do espectador. Alguns conseguem isso fazendo o espectador andar pela obra, como grandes esculturas ou instalações, ou mesmo fazendo o espectador literalmente vestir a obra como uma peça de roupa..
Alguns dos primeiros exemplos de arte interativa foram criados já na década de 1920. ... A arte interativa tornou-se um grande fenômeno devido ao advento da interatividade baseada em computador na década de 1990. Juntamente com isso, surgiu um novo tipo de experiência artística.
Quando na arte é exigida a “técnica” ela quer dizer: a) dominar o como se faz.
durante essa leitura é importante levantar aspectos relacionados a: Leitura Formal: observar os elementos que compõem, formam a obra de Arte, ou seja, os elementos expressivos, como a linha, a cor, o volume, a perspectiva. Leitura Interpretativa: este é um momento muito rico, em que não existe certo nem errado.
A arte propositora pode ser entendida como um mecanismo da arte onde os artistas utilizam de sua relação comunicativa de maneira intensa, e, direta, expondo uma estética comunicativa que envolva os espectadores em um determinado propósito, passando assim intensidade nas obras, peças, e, expressões corporais elencadas ...
Artistas propositores caracterizam-se por utilizar o público na finalização de sua arte. Pode ser ao desenvolver trabalhos em teatro, dança, música, performance ou até audiovisual.
Resposta. Resposta: A arte participativa é uma abordagem para fazer arte em que o público se envolve diretamente no processo criativo, permitindo que se tornem co-autores, editores e observadores do trabalho. Portanto, esse tipo de arte está incompleta sem a interação física dos espectadores.
Propositores são artistas que PRECISAM DO PUBLICO para terminar sua arte. E Obras Propositoras são feitas por esses mesmos artistas, são obras que tem o público como parte da obra. Pode ser considerada uma INTERVENÇÃO ARTÍSTICA, pois causa um impacto no público, faz sair da rotina.
om Artes Sensoriais consiste na exploração livre e dirigida de espaços e objetos projetados para este fim, favorecendo a experiência de um ambiente transformável no momento presente, através ade diferentes estímulos provenientes do contato com objetos dos mais diversos, espaços preenchidos e vazios, densidades variadas ...
1. Para existir a arte são precisos três elementos: o artista, o observador e a obra de arte. Explicação: EXPLICAÇÃO: O artista, aquele que cria a obra, partindo do seu conhecimento concreto, abstrato e individual transmitindo e expressando suas ideias, sentimentos, emoções em um objeto artístico .
Resposta: Explicação: É a arte em que a plateia interage com a arte. os principais artistas propositores são Lygia Clark e Hélio Oiticica.
De acordo com os textos que foram escritos entre 1959 a 1969, Hélio Oiticica foi um dos poucos artistas que teorizou, conceituou, a própria arte. A ideia do artista era fixar questões essenciais no campo da arte. Quanto mais escrevia, mais potencializava sua teoria que irá acompanhar cada obra e invenção.
A poética de Lygia Clark caminha no sentido da não representação e da superação do suporte. Integrando o corpo à arte, de forma individual ou coletiva, a artista amplia as possibilidades de percepção sensorial em seus trabalhos.
O Parangolé é uma espécie de capa que se veste, com textos, fotos, cores e que serve como uma Obra-ação-multisensorial. “O objetivo é dar ao público a chance de deixar de ser público espectador, de fora, para participante na atividade criadora”.
Envolve-se com a comunidade do Morro da Mangueira e dessa experiência nascem os Parangolés, que ele chamava de "antiarte por excelência". Trata-se de tendas, estandartes, bandeiras e capas de vestir que fundem elementos como cor, dança, poesia e música e pressupõem uma manifestação cultural coletiva.
Significado de Bólide substantivo feminino Denominação antiga dos mais importantes dos meteoritos. [Por Extensão] Veículo de grande velocidade; projétil. (Var.: bólido.).
Resposta. Resposta: Fruto das experiências de Hélio Oiticica (1937-1980) com a comunidade da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro, o Parangolé é criado no fim da década de 1960.
Os Parangolés, do artista brasileiro Hélio Oiticica, são um conjunto de obras que nasceram,como dito o artista, de "uma necessidade vital de desintelectualização, de desinibição intelectual, da necessidade de uma livre expressão".
A obra Parangolé, no entanto, consiste no gesto simples, desprovido de acessórios, de se vestir da peça (tal como se veste uma roupa) e de se mover com ela como se fosse, ao mesmo tempo, um estandarte de festa e de protesto.
1. [Brasil, Informal] Conversa sem nexo.
Resposta. Fruto das experiências de Hélio Oiticica (1937-1980) com a comunidade da Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, no Rio de Janeiro, o Parangolé é criado no fim da década de 1960. Parangolé são capas, estandartes, bandeiras para serem vestidas ou carregadas pelo participante de um happening.
Ao vestir o Parangolé, o participante se constitui obra de arte e supera a ideia de suporte para a capa. De acordo com Oiticica (2010, p. 13), há uma "incorporação do corpo na obra e da obra no corpo". ... A vivência é o que pulsa nesse movimento criado pelos novos espaços concebidos ao artista e aos participantes.
Parangolé é uma obra híbrida e livre, rompe com. a arte tradicional e faz uma mistura de linguagens. ... arte híbrida porque faz uma junção das várias linguagens artísticas.