Matemática
Portanto, (x - a)2 + (y - b)2 =r2 é a equação reduzida da circunferência e permite determinar os elementos essenciais para a construção da circunferência: as coordenadas do centro e o raio. Observação: Quando o centro da circunferência estiver na origem (C(0,0)), a equação da circunferência será x2 + y2 = r2.
O desenvolvimento da forma reduzida da equação da circunferência se torna a equação geral:
Exemplo: x² + y² – 6x – 4y – 15 = 0. Sendo assim, o centro é o ponto C (3,2) e o raio r² = 25 → r= √25 = 5.
O raio de um círculo é sempre igual à metade do comprimento de seu diâmetro. Por exemplo, se o diâmetro for igual a 4 cm, o raio será igual a 4 cm ÷ 2 = 2 cm.
O Pi resulta da divisão do perímetro pelo diâmetro de um círculo (π = perímetro / diâmetro). Se medirmos toda a volta de um círculo com fita métrica obtemos a medida do seu perímetro.
O comprimento C da circuferência de raio r é C=2πr. Como a gente já tem o comprimento, vamos substituir o valor de C por 1256 e resolver a equação para descobrir r.
O mais interessante é que é possível calcular a distância de um raio a partir do tempo entre os dois. Para isso, basta contar os segundos a partir do momento em que se viu o raio até o momento em que se ouviu o trovão. Afinal, a luz viaja mais rápido que o som. Depois, multiplique o tempo em segundos por 340.
A=π. r². A=3,14 × 3². Resposta: A área é de 28,26 cm².
201,06 cm²
Encontre o raio do semicírculo. Se você tiver apenas o diâmetro do círculo, poderá dividi-lo por dois para obter o raio. Por exemplo, se o diâmetro do círculo é 10 cm, então você pode dividi-lo por 2 (10/2) para obter 5 cm de raio.
Dito isso, o volume da esfera refere-se ao espaço interno dessa figura geométrica, sendo calculado a partir da fórmula Ve = 4. p. r³/3. A esfera é definida como "uma sequência de pontos alinhados em todos os sentidos a uma mesma distância de um centro comum".